Listas de Natal. Sugestões de presentes para vários gostos e feitios.

45.jpg

Chegámos ao mês do Natal, nos anos anteriores, escrevi sobre a nossa atitude face a esta quadra, sobre a importância de SER presente, de ESTAR em vez de DAR.

Durante dois anos seguidos montei um projecto delicioso chamado BRINCOTECA e que era nada mais do que um espaço onde o tempo parava e a magia acontecia, uma bolha onde se viviam momentos de grande cumplicidade entre adultos e crianças e onde o mais simples se revelava o mais importante do Natal. O tempo de um verdadeiro ESTAR, de relação, de afectividade e família.

Em breve vou republicar estes conteúdos porque continuam actuais e muito relevantes, o Natal é uma época fantástica mas que cada vez mais exige reflexão e opções conscientes.

Hoje em dia esta já não é apenas uma possibilidade que temos, esta devia ser uma responsabilidade que partilhamos.

12 (2).jpg

Eu gosto muito de oferecer presentes, adoro pensar em cada pessoa e procurar o objecto certo, gosto de acertar em cheio, de surpreender, de mostrar que oferecer um presente é mais do que dar algo de material, é dar do nosso tempo, da nossa atenção, é dar amor.

Gosto de fazer listas, de reunir ideias, de ter várias possibilidades.

Sou eu que escolho e compro os presentes de várias pessoas e, desde que tenha tempo para o fazer, é algo que me dá bastante prazer.

Reuni aqui uma lista de sugestões que espero que ajudem nas vossas escolhas e que possam fazer alguém sorrir com aquela cumplicidade especial de quem se sente compreendido e amado.

Para os mais velhos, sejamos tios, os sogros os pais…

Bilhetes para o Teatro, para a Ópera, para um Bailado. Se fizer sentido, juntem-se ao programa e além dos bilhetes ofereçam a vossa companhia numa saída especial. Partilhar uma sala de espectáculos é sempre reforçar a cumplicidade que nos une a alguém.

Se ainda têm leitor de CD em casa ou no carro, ofereçam música portuguesa, neste final de ano são imensas as boas propostas que surgem. Há discos novos fantásticos dos quais eu destaco os seguintes: António Zambujo, Márcia, Carminho e Selma Uamusse.

Há para todos os gostos!

Para aquele tio, tia, prima ou primo, cunhada ou sobrinho cujas maiores preocupações são a preservação das espécies e a defesa dos ecossistemas, proponho algo pró-activo.

Este ano a WWF- World Wide Fund For Nature, criou condições para o aparecimento da ANP - Associação Natureza Portugal cuja missão, em associação com a WWF, é a conservação da biodiversidade nacional e ecossistemas florestais, a protecção da biodiversidade marinha e a promoção da sustentabilidade das pescas, a conservação dos ecossistemas de água doce e seus recursos hídricos. A ANP intervém ainda sobre o tema das alterações climáticas e na promoção do consumo sustentável.

Está a decorrer uma campanha de angariação de sócios para esta recente Associação e esta é uma proposta que vai ficar bem em qualquer sapatinho. Saibam tudo aqui.

Para os miúdos pequenos, a minha sugestão é sempre a mesma: Livros!

De momento e muito oportunos para a época, destaco: “Laura e o coração das coisas” e “O livro dos erros”.

Outra sugestão que acho interessante mas que implica alguma dedicação pois é feita por nós - um DIY: Numa caixa ou frasco colocar programas possíveis em forma de vale - Vamos ao teatro | Cinema em casa | Bolo de chocolate | Passeio na praia | tarde de amigos cá em casa | Piquenique | etc - Na verdade isto é um monte de presentes num só e que pode ser utilizado ao longo de todo o ano. Inventem.

E agora, a minha especialidade do momento… Adolescentes

Ponham-no/as a mexer, maior parte das paixões são descobertas nestas idades!

Workshops: Teatro, Make-up, Pintura, Fotografia, Programação&informática, Dança, Arranjos florais, Sobremesas saudáveis, Costura… há um mundo de temas, é só estudar um bocadinho a nossa “presa” e depois atacar sem medos!

Roupa, até pode ser mas vamos optar por roupa com mensagem, algo que a/os faça pensar para além do reflexo no espelho e seja também um projecto a apoiar através da compra, vejam estas bonitas T-shirts.

Viagens, falem com outras mães, juntem um grupo e ofereçam experiências e, atenção porque se fizeram ou ainda fazem 18 anos este ano podem-se candidatar a viagens gratuitas pela Europa, saibam mais aqui. Conta na mesma como presente! (… se a adolescência estiver a ser muito complicada, podem sempre oferecer uma viagem só de ida…)

Há quem goste de oferecer objectos marcantes, intemporais e com valor simbólico. Eu adoro as peças de joalharia contemporânea de algumas marcas nacionais, destaco a CINCO e a Juliana Bezerra, a mim parecem-me tiros certeiros, pelo menos tendo em conta as meninas cá de casa.

E pronto, aqui fica a minha primeira lista, provavelmente ao longo do mês vou acrescentar propostas na conta de instagram nheko_ vão por lá passando e se tiverem ideias para a troca, são sempre muito bem-vindas!

Obrigada

Abraço

Alexandra

Fotografias Vitorino Coragem || Entrevista Anna e Chico Vilaça

Fotografias Vitorino Coragem || Entrevista Anna e Chico Vilaça

Alexandra Neves daSilva