Música para ouvir em família

Cantar para e com os miúdos é das coisas mais terapêuticas e divertidas que há.

Quando temos bebés cantamos para os adormecer, para lhes dar a sopa, para que aprendam as primeiras palavras... depois deliciamo-nos ao ouvi-los repetir algumas palavras mesmo com silabas trocadas, damos por nós a trautear músicas infantis no meio do supermercado e no carro acumulamos CD's que nunca pensámos gostar.

A música faz parte da vida em família e, tal como os desenhos animados, os filmes e os livros , quanto mais diversificada e de qualidade for, melhor serve o propósito de nos alimentar a alma.

Cá em casa sempre tivemos o hábito de dar a ouvir aos nossos filhos música que gostamos sem ter de ser especificamente música para a infância mas também gostamos de muitos projectos que foram pensados para os mais novos.

Há trabalhos incrivelmente bem feitos que achamos que são autenticas pérolas e que se tornaram parte da nossa discografia favorita.

Nesta publicação reunimos um conjunto de sugestões de música para a infância.

Além das nossas propostas pedimos a alguns músicos que nos dissessem quais os projectos que consideram indispensáveis para ouvir em família.

As férias e as viagens em família são alturas privilegiadas para descobrir juntos algumas destas sugestões, esperamos que gostem e que tenham uma Páscoa cheia de música!

6.jpg

Começamos cá por casa, muitas destas propostas acompanham-nos desde que as meninas eram pequenas e fazem mesmo parte da nossa vida, ouvimos em casa e no carro e temos alguns ainda em dvd.

O Fungága da Bicharada, José Barata Moura,

Os amigos do Gaspar, Sérgio Godinho

Adriana Partimpim, Adriana Calcanhoto

Música de Brinquedo, Patu Fú

Os Saltimbancos, Chico Buarque

Projecto Palavra Cantada: Canções CuriosasCanções de Brincar

Sítio do Picapau Amarelo

Disco Voador, Clã

Mão Verde, Capicua

Siberie Métait Contéee, Manu Chao & Wozniak


"Não sendo propriamente um disco para crianças é um disco que ouvi e oiço muito desde sempre , foi das minhas primeiras introduções à música brasileira e este disco apaixonou-me logo desde que ouvi. 

É no fundo um conjunto de várias canções de três grandes amigos e cantores: Tim Maia , Hyldon e Cassiano. Este disco chama-se Velhos Camaradas

É para mim um disco muito importante que tem uma energia muito boa e alegre , tendo por isso partilhado ao longo da minha vida em muitos momentos familiares. Para ouvir aquiaqui e aqui.

Há uns anos nós ( Orelha Negra ) convidamos o cantor Hyldon para fazer connosco um concerto no Rock in Rio juntamente com o Kassin , foi uma experiência linda e pude ouvir muitas histórias sobre eles os 3 contadas pelo proprio Hyldon , foi para mim um sonho puder partilhar o palco com ele e com os meus amigos. Ainda hoje sempre que vou ao Brasil falo com o Hyldon."

Fred Pinto Ferreira


O Disco Voador dos Clã

Uma série de discos americanos com desenhos chamado baby loves jazz

Filipe Melo


Alphabutt, Kimya Dawson,

a escolha de Márcia


As minhas escolhas de música para os mais pequenos vão para o fantástico disco dos Clã, Disco VoadorMão Verde, da Capicua e proponho a descoberta do Coro dos Gambuzinos

Jorge Benvinda


Disco Voador dos Clã é um favorito dos meus alunos, assim como Adriana Partimpim, da Adriana Calcanhoto e o Cancioneiro da Bicharada do Carlos Garcia. Também adoram ouvir o Hermeto Pascoal e o Dizzy Gillespie, mas já não são específicos para a infância.

Inês Sousa


Os Amigos do Gaspar, Sérgio Godinho

é a escolha de Capicua


Mão Verde, Capicua e José Barata Moura

as escolhas do baterista Sérgio Nascimento


Os Saltimbancos, Chico Buarque

Disco Voador, Clã

A árvore dos Patafúrdios, Sérgio Godinho

Adriana Partimpim, Adriana Calcanhoto

Operários do Natal

The Young Persons Guide to the Orchestra, Benjamin britten

O Pedro e o Lobo, Prokoviev

são as de João Cardoso


Mundo Bita,

é a escolha de Mallú Magalhães

Fotografias  Vitorino Coragem   Publicado em Abril de 2017   Muito obrigada a todos os amigos que colaboraram nesta publicação.

Fotografias Vitorino Coragem

Publicado em Abril de 2017

Muito obrigada a todos os amigos que colaboraram nesta publicação.


Alexandra Neves daSilva