/ 26.10.17 / No comments / , , , ,

Bem-vindo sejas... Novembro



Bem-vindo sejas... é uma publicação mensal com algumas sugestões, propostas, ideias e intenções para o mês que começa; Programas de filho único, ideias para a família toda, escapadinhas a dois, propostas para fazer em casa e fora dela, assuntos incontornáveis e boas oportunidades para saber mais sobre alguma coisa, vontades e desejos, formas de reforçar as relações entre os vários elementos da família e o que mais surgir, é o que por aqui temos, mês a mês.


Num ano em que ninguém anseia pelo Verão de São Martinho, depois de um Outubro atípico e muito marcado por acontecimentos trágicos e relevantes no nosso país, propomos algumas ideias diferentes do habitual, começamos com o tema da cidadania activa e depois seguimos para as habituais propostas dentro e fora de casa.
Venha Novembro!


Responsabilidade, consciência e cidadania activa
É urgente que a nossa solidariedade e manifestações de cidadania activa vão além de cliques confortáveis nos eventos promovidos no facebook.
No decorrer do mês de Outubro foram vários os exemplos de que a participação efectiva em acções de solidariedade ou manifestações são bastante inferiores às manifestas intenções clicadas nas redes.
É urgente tomar consciência da importância de cada um de nós no colectivo e mostrar aos nossos filhos como se faz.

Juntar e entregar bens essenciais para as populações vítimas dos incêndios é uma forma de ajudar e devemos incluir os miúdos na organização da mesma, mas uma proposta mais arrojada e capaz de promover reais transformações é a de organizar uma viagem para os levar a ver de perto o que é que realmente aconteceu.

Vivemos numa época em que nos tornamos de certa forma imunes ao sofrimento alheio, pela enormidade de imagens a que somos constantemente sujeitos, pela quantidade de informação que nos passa diariamente à frente. 
Ver morrer, assistir ao sofrimento ou contar vítimas mortais passou a ser algo banal e indolor. 
Como pais/educadores cabe-nos parte da responsabilidade de contrariar isto, de amaciar o calo que se está a criar nos mais novos;
Fazê-los e deixá-los Sentir, ver e perceber que o sofrimento existe e que há muita gente cujas vidas são muito diferentes das nossas. 
Dar graças pelo que temos e ajudar quem tem menos. 
Para construir um amanhã melhor, para uma maior consciência e para a criação de uma atitude pró activa na nossa sociedade. 
Se cada um de nós fizer a sua parte, uma sociedade melhor vai acontecer. Na vida, não nas redes. 


Ainda dentro deste tema, e assumindo a tal atitude pró activa em cada comunidade, há algumas coisas que podemos fazer para prevenir situações que se repetem de ano para ano. 
Falar com a Câmara, Junta ou associação de moradores para limpar as sarjetas e saídas de água, prever as consequências das chuvadas que hão de chegar.
Isto pode fazer a diferença. 
Sentir que somos úteis e que podemos mudar efectivamente o decurso dos acontecimentos é um ensinamento significativo na vida dos mais novos. 
Para fazer diferente e construir juntos o dia de amanhã.


Fora de casa
E tudo se liga... a mudança começa em ti é o lema da Eco Revolução proposta uma vez mais no Organii Eco Market
Depois do sucesso do ano passado em que mais de 10.000 pessoas visitaram o primeiro mercado Eco Lifestyle feito em Portugal, vem aí a segunda edição do Organii Eco Market
Nos dias 3, 4 e 5 de Novembro na Lx Factory 
Na agenda estão muitas palestras, conversas, workshops imperdiveis e um mundo de marcas a conhecer. 
A Casa Nheko vai voltar a estar presente com um espaço totalmente mobilado e recheado com o propósito de vos receber e vos fazer sentir em casa.


Depois de tanta consciência e boas acções propomos que reúnam um grupo de amigos e vão ao Centro de Congressos de Lisboa para a 18.ª edição do Encontro com Vinhos | Encontro com Sabores que vai decorrer de 10 a 13 de Novembro organizado pela Revista de Vinhos.
São cerca de 400 produtores, portugueses e estrangeiros, novidades e provas. 
Copos e mais copos!


Concertos 
A 20 de Novembro, quero ir ao CCB ver o maravilhoso Father John Misty

A 28 de Novembro no Meo Arena, Parque das Nações há concerto revival.
Os britânicos UB40 misturam raggae e pop desde 1978, quando decidiram juntar-se na fila da Segurança Social pediram o nome emprestado a um formulário que tinham de preencher: Unemployment Benefit 40 (Benifício de Desemprego). 
Desde então a formação da banda alterou-se, mas nunca mais nenhum deles foi parar ao desemprego. 
texto retirado da revista Time Out 



Exposição
Love Is A Losing Game, Maria Imaginário e Mariana, a Miserável
a partir de 9 de Novembro
Conhecendo o trabalho de ambas, sei que esta exposição não é para deixar passar!


Restaurante
Aquele Lugar Que Não Existe
Existir, existe desde o ano passado, mas os donos gostam de passar despercebidos. 
Este restaurante não tem página no Facebook, nem conta no Instagram nem tão pouco aparece no Zomato, mas garantidamente é real e é em Marvila. 
Vejam o que o Casal Mistério escreveu e digam lá se não é de ir?!!?!


Teatro São Luiz
4 e 5 de Novembro
Um espectáculo para os meus filhos
Diz o velho dinossauro: “ - A política, parece-me, é uma coisa do presente, apontada ao futuro. Tal como os meus filhos. Caminham todos os dias para um futuro que me parece cada vez mais ameaçador e menos interessante. Fecho os olhos e assusto-me. Mas, às vezes, temos de fechar os olhos para conseguir ver coisas que ainda não aconteceram. Eu, às vezes, vejo coisas que ainda não aconteceram. E vivo para elas. Para que possam acontecer. Filhos, este é um espectáculo-palestra-concerto sobre a vida e a obra de Marx, criado a partir da leitura de Conheça Karl Marx: mas o que importa é transformar o mundo (1972), do cartoonista e polemista mexicano Eduardo Del Rius; de Why Marx was Right (2011), do crítico inglês Terry Eagleton; e de Communism for Kids (2014), de Bini Adamczak. Enfim, é política, filhos”.
De Rui Pina Coelho
 (+ 10 anos)

Livros
Literatura infanto-juvenil
Da autora, Yasmeen Ismail, a Booksmile lança três livros da colecção Desenha e Descobre:
São livros com propostas para desenhar e dar asas à imaginação bem estimulada com ilustrações absolutamente deliciosas.

Desta mesma editora, a Booksmile, destaco também o recente livro de David Litchfeield.
Uma história sobre a importância da amizade, a distância, os sonhos e a música. Um livro repleto de poesia maravilhosamente ilustrado. 
Vencedor do prémio Waterstones para melhor livro ilustrado.


Fotografias
Este mês trazemos uma pequena amostra do fabuloso trabalho de Estelle Valente, saibam mais sobre esta muito talentosa fotógrafa no seu SiteFacebook ou Instagram.


E dando continuidade ao iniciado no mês passado, aqui fica a minha selecção de datas comemorativas que acontecem neste mês de Novembro:

2 de Novembro: O Dia Europeu pela Igualdade Salarial
Conhecido na Europa como “European Equal Pay Day”, o dia celebra-se a 2 de Novembro visto ser este o dia do ano em que as mulheres deixam de receber em comparação com os homens, que continuam a receber o salário até 31 de Dezembro.
As mulheres recebem menos 16,3% por hora do que os homens. Enquanto alguns países da Europa apresentam diferenças de ordenado inferiores a 10% (como Itália, Luxemburgo, Polónia, Malta e Eslovénia), outros apresentam uma diferença superior a 20% (Hungria, Alemanha, Áustria, Estónia, República Checa, Eslováquia).
Em Portugal as mulheres recebem menos 13% do que os homens. A diferença salarial entre géneros existe, mesmo apresentando as mulheres uma melhor taxa de sucesso no secundário (83% contra 77,6%) e na universidade (60% de licenciados são mulheres) do que os homens.

3 de Novembro: Dia mundial da Sanduíche
Este ano calha a uma sexta feira, um dia excelente para jantar no sofá a assistir a um filme em família. Cuidado com as migalhas.

9 de Novembro: Dia Internacional Contra o Fascismo e o Anti-Semitismo
A data reporta à noite do dia 9 de Novembro de 1938, que ficou conhecida como a Noite de Cristal e como o início de um dos episódios mais sombrios da história da humanidade: o Holocausto.
De 9 para 10 de Novembro de 1938 incendiaram-se centenas de sinagogas, profanaram-se cemitérios judaicos, destruíram-se e saquearam-se mais de 7500 lojas, mataram-se centenas de pessoas e 30 a 35 mil judeus foram deportados.
A doutrina fascista e anti semitista do nazismo seria responsável por mais de 6 milhões de mortes. A data é recordada anualmente não só pelo alemães, mas também pela Europa e um pouco por todo o mundo.

13 de Novembro: Dia mundial da Bondade
Foi em 1998 que teve lugar em Tóquio a primeira conferência do Movimento Mundial pela Bondade (World Kindness Movement). O objetivo era “criar um mundo mais bondoso e pleno de compaixão”. Actualmente, o Dia Mundial da Bondade celebra-se em vários países do mundo, tais como o Canadá, a Austrália, o Japão, a Nigéria e os Emirados Árabes Unidos. Em certos países oferecem-se flores neste dia, quer a conhecidos, quer a desconhecidos.
Hoje é um bom dia para espalhar a máxima "Gentileza gera gentileza".

17 de Novembro: Dia mundial da Criatividade
A criatividade ensina-se, treina-se, alimenta-se e propaga-se. O potencial criativo vive dentro de todos nós. Seja criativo na forma como vive a sua vida em família, é um desafio maior do que parece!

20 de Novembro: Dia nacional do pijama e Dia internacional dos direitos da criança
Para facilitar a comemoração hoje todas as crianças têm direito de ir para a escola de pijama! Calha bem que é segunda feira...


24 de Novembro: Dia de não comprar nada
Este dia, conhecido mundialmente como “Buy Nothing Day”, é celebrado tradicionalmente na última sexta-feira de Novembro, no dia seguinte ao Dia de Ação de Graças, para coincidir estrategicamente com a Black Friday, o dia onde as lojas oferecem grandes descontos e apelam ao consumo extremo. O Dia de não comprar nada foi criado pelo artista Ted Dave no Canadá em 1992, querendo chamar a atenção para os problemas que o consumo desenfreado levanta.
A data foi ganhando adeptos ao longo dos anos, sendo adoptada actualmente por mais de 60 países. Para comemorar a data pode colocar a si o desafio de tentar passar o dia inteiro sem comprar uma única coisa, resistindo às tentações consumistas. 
Também pode divulgar o dia junto de um grupo de amigos e desafiá-los a fazer o mesmo, quem sucumbir à tentação oferece o jantar, afinal é sexta-feira!
Share This Post :
Tags : , , , ,

Sem comentários:

Enviar um comentário

Sobre Nós

Apresentação

O meu nome é Alexandra, vivo com o meu namorado de sempre e juntos temos quatro filhos. Nheko é um espaço de partilha sobre a vida em família - a nossa e outras - e de divulgação de pessoas que fazem coisas realmente inspiradoras. Sejam bem-vindos.

A nossa loja

@nheko_

Seguir por e-mail

Pesquisar