/ 28.9.17 / No comments / , , , , , , ,

Bem-vindo sejas... Outubro


Bem-vindo sejas... é uma publicação mensal com algumas sugestões, propostas, ideias e intenções para o mês que começa; Programas de filho único, ideias para a família toda, escapadinhas a dois, propostas para fazer em casa e fora dela, assuntos incontornáveis e boas oportunidades para saber mais sobre alguma coisa, vontades e desejos, formas de reforçar as relações entre os vários elementos da família e o que mais surgir, é o que por aqui temos, mês a mês.



Acabou o Verão, a rotina está instalada e a normalidade regressou às nossas vidas.
Viva Outubro, o mês tranquilo mas cheio de coisas para fazer, ora dentro ou fora de casa.

Em casa
Cozinhar em família, de regresso ao forno. Já não apetece nada saladinhas frias e sumos refrescantes, estamos de volta aos legumes no forno e às sopas.
Marmelos, cebolas, cogumelos, abóbora, batata doce. Tudo ao molho, azeite, tomilho, sal e já está.
Cremes de legumes, sejam lá eles quais forem. Abóbora com raspas de laranja é a última descoberta que nos anda a deliciar.

Noite de cinema em casa. Uma das coisas boas de ter filhos crescidos é poder ver bons filmes em conjunto. Se houver pizza caseira, ainda melhor.

Já tivemos gatos e agora temos um coelho, um coelho anão, branquinho parece uma bola de pêlo. Vamos fazer uma casa de cartão com várias caixas que vai servir de casa de brincar.
O coelho é da Rita, a mana crescida, mas acabamos todos por participar e gosto que o BoNheko perceba a responsabilidade que implica ter um animal. Limpar, alimentar, cuidar e brincar fazem parte do dia a dia cá de casa com este novo elemento da família Nheko.

Livros que estão na lista de desejos muito desejados: 
Frida, Sébastien Perez / Benjamin Lacombe, Kalandraka


Fora de casa
Outubro é o mês perfeito para organizar um jantar especial, pode ser com antigas colegas de trabalho, amigos do liceu, o grupo da costura... o que for.
Eu vou retomar uns jantares que adoro, onde reúno várias amigas, mulheres que eu tenho vindo a conhecer ao longo da vida e que não têm nada umas a ver com as outras sendo que eu sou o elo de ligação. Chamo a este grupo As mais belas tagarelas e já fizemos alguns encontros que foram mesmo muito divertidos.
Seja para este jantar ou para outro quero muito ir ao MEZZE, um restaurante Sírio que é bem mais que isso, é um projecto a conhecer, a apoiar e a divulgar.
Mezze quer dizer “prato para partilhar” e é sinónimo de mesa cheia. No Mercado de Arroios, em Lisboa, há agora um restaurante com este nome que se quer fazer de partilha. Dez refugiados, nove deles sírios, cozinham e servem à mesa enquanto nos permitem conhecê-los e recomeçam as suas vidas.


Concertos que eu gostava de ir...
Lisboa, Tivoli
11 de Outubro
ou
Leiria, Teatro José Lúcio
12 de Outubro em Leiria
Porto, Rivoli
19 de Outubro
Lisboa, Coliseu dos Recreios
28 de Outubro (está esgotadissimo, mas como é o dia do meu aniversário pode ser que ainda vá, nunca se sabe...)


No Centro Cultural de Belém, dias 20 e 21 de Outubro
Fábrica das Artes | para todas as infâncias
É a 8.ª edição portuguesa deste festival que durante dois dias oferece propostas diversificadas para crianças entre os 4 e os 12 anos e quem as queira acompanhar.
O festival incluí a apresentação do espectáculo Nocturno, de Joana Gama e Victor Hugo Pontes, do qual já falámos AQUI quando foi apresentado no Teatro São Luiz.


Teatro São Luiz
de 9 a 15 de Outubro
Ainhoa Vidal volta a criar para a infância, desta vez num cruzamento geracional que promove o encontro de netos e avós, de pequenos e graúdos numa mesma plateia.
Heróis é um espetáculo onde as crianças são levadas ao teatro pelos seus avós. Uma plateia de duas gerações distantes e unidas pelo amor do que vem e do que vai.


Andamos faz tempo para ir ver este espectáculo com as adolescentes cá de casa.
Está de volta ao Casino de Lisboa e é desta que vamos!


Vi na Fundação Serralves, no Porto, a exposição Joan Miró: Materialidade e Metamorfose  e agora gostava de ir com a família ao Palácio Nacional da Ajuda onde está patente até 8 de Janeiro de 2018.


Durante o mês de Outubro a Organii Academy, na Lx Factory, vai receber uma série de propostas Nheko, são vários workshops que vão acontecer às quintas feiras e sábados, fiquem a saber tudo aqui na página de facebook da Organii.

Em Cascais, a Casa da Histórias Paula Rego vai receber a conferência HUMANOS da qual eu destaco a presença do pediatra Carlos González. Dia 28 de Outubro.

Este mês trazemos Daniel Rodrigues, fotógrafo muito premiado internacionalmente que, em 2013 ganhou o primeiro lugar na categoria World Press Photo, Daily Life, em 2015, o terceiro lugar como Fotógrafo do Ano em POYi, em 2017, o Fotógrafo Ibericoamericano do Ano em POY LATAM, terceiro lugar de Fotógrafo do Ano na NPPA - Melhor do fotojornalismo e entre muitos outros prémios.  
Actualmente, com sede em Portugal, trabalha como fotógrafo freelancer à volta do mundo e tem contribuições regulares para o New York Times desde 2015. 
Podemos encontrar fotografias de sua autoria no New York Times, The Wall Street Journal, The Washington Post, Al Jazeera, Helsingin Sanomat, Die Welt, Daily Mail, CNN, BBC, Folha de São Paulo, Courrier Internacional, Expresso, Visão Magazine, entre outros.
Podem acompanhar o seu trabalho através do Facebook ou Instagram.


Esta publicação devia acabar aqui, mas como já tenho a fama de fazer publicações MUITO longas, vou manter o proveito.
Inspirada por uma publicação no MOTHER, fui pesquisar quais os dias nacionais, internacionais e mundiais por cá se assinalam e descobri um calendário recheado de maravilhosas datas das quais resolvi destacar algumas e juntar ideias para a sua comemoração.
Acho que vou passar a fazer isto todos os meses, o que é que acham? Há dias do arco da velha...

Logo no dia 1 deste nosso mês de Outubro, comemora-se o Dia nacional da Música, Dia internacional do Idoso e Dia mundial do vegetarianismo. Neste dia podemos, em família, fazer uma pesquisa de quem é o vegetariano mais idoso que se conhece? E passar o dia a ouvir o disco da Capicua, Mão Verde. Neste dia também se comemora o Dia do Leitor de CD, por isso nada de Spotify, é para ouvir na aparelhagem do século passado!

Dia 6 é o Dia mundial do Sorriso e desafiamo-vos a fazer aí em casa, um concurso de sorrisos parvos. Fotografem e votem, mas atenção: não vale publicar nada sem autorização do autor!

Dia 8 é o Dia Mundial do Polvo por isso nada de o comer!

Dia 10, comemora-se o Dia mundial Contra a Pena de Morte, se as crianças já tiverem idade para tal, este é um bom tema de conversa.

Dia 15 é o Dia internacional da Lavagem das Mãos, nada como ter sabonetes novos, artesanais de preferência.

Dia 19 comemora-se o Dia mundial da Resolução de Conflitos, e que tal trazer para a mesa as chatices dos últimos tempos e dar cabo delas?

Dia 20 é um dia importante, Dia do Combate ao Bullying, falem disto com os professores dos miúdos e promovam uma conversa na sala ou participem nas acções das escolas.

Dia 21: Pára tudo! Dia de comemorar internacionalmente a Preguiça. Mas atenção, existem dois objectivos nesta data: aprender a viver mais lentamente e melhor com o exemplo da preguiça e chamar a atenção para os problemas que este animal enfrenta. Apesar de estar sempre com uma expressão de alegria no rosto, a preguiça é vítima de caçadores, é vendida como animal de estimação, morta por carros, por cabos eléctricos, entre outros perigos. A preguiça é um animal de características muito especiais, cujo fama deriva do facto de fazer as coisas com lentidão. Apesar de se alimentarem de folhas, as preguiças demoram um mês a digerir uma refeição. Isto é que é slow living à séria.

Dia 25 é o Dia mundial das Massas, hoje o jantar são os miúdos que fazem, com ou sem ajuda, dependendo da idade.

Dia 28 é dia de comemorar a Terceira Idade, juntem os avós, as tias, as tias-avós, as vizinhas com mais idade e façam um lanche animado com histórias dos velhos tempos.

Dia 31, além do famoso Dia das Bruxas é também Dia da Poupança, expliquem isso aos miúdos para justificar o disfarce caseiro que lhes propõem. Façam juntos e divirtam-se!

Bom mês!

Share This Post :
Tags : , , , , , , ,

Sem comentários:

Enviar um comentário

Sobre Nós

Apresentação

O meu nome é Alexandra, vivo com o meu namorado de sempre e juntos temos quatro filhos. Nheko é um espaço de partilha sobre a vida em família - a nossa e outras - e de divulgação de pessoas que fazem coisas realmente inspiradoras. Sejam bem-vindos.

A nossa loja

@nheko_

Seguir por e-mail

Pesquisar