/ 31.8.17 / No comments / , , , , ,

Bem-vindo sejas... Setembro

Bem-vindo sejas... é uma publicação mensal com algumas sugestões, propostas, ideias e intenções para o mês que começa; Programas de filho único, ideias para a família toda, escapadinhas a dois, propostas para fazer em casa e fora dela, assuntos incontornáveis e boas oportunidades para saber mais sobre alguma coisa, vontades e desejos, formas de reforçar as relações entre os vários elementos da família e o que mais surgir, é o que por aqui temos, mês a mês.



Este mês cheira a novo, é o verdadeiro começo do ano para as famílias e cá em casa vamos recebê-lo de cara alegre e braços abertos.
Setembro está cheio de eventos, mais do que seria aconselhável visto ser o mês de regresso à rotina e à escola, mas a verdade é que os dias ainda estão quentes e o Verão ainda cá mora por isso grande parte das nossas sugestões são na rua e ainda cheiram a férias mas, sejamos moderados e vamos lá começar o processo de recolhimento parcial.

No início das férias fizemos uma arrumação, abrimos os armários e retirámos o que não íamos utilizar no Verão, fechámos a sete chaves o material escolar, escondemos as mantinhas, trocámos as meias pelas Havaianas, mas agora é hora de reaver tudo isto e criar espaço para o que chega de novo.
aqui apresentámos a Jestual, uma pequena empresa (com um blogue que deixa muito a desejar mas onde conseguimos perceber o que faz pelos exemplos apresentados) cujo trabalho assenta numa capacidade única de arrumar, organizar e destralhar qualquer divisão ou armário das nossas casas. 
Por aqui vai ser altura disso mesmo, pedir ajuda à Joana e tornar os armários dos quartos das meninas espaços funcionais onde vive o necessário e há espaço para o essencial.
Eu vou aproveitar para renovar os interiores dos armários da cozinha e das casas de banho.
Começar o ano novo com a casa arrumada e organizada é meio caminho andado para que tudo corra melhor.

A mana mais crescida deixou de comer carne, como já aqui referi, isto está a levar toda a família a alterar a maioria das ementas e a rever hábitos.
Andamos à procura de livros que nos ajudem neste caminho, para já temos o maravilhoso Natural - O Grande Livro da Cozinha Vegetariana de Joana Alves, que outros nos sugerem?

Cá em casa somos acompanhados por um homeopata que nos segue na saúde e na doença, sempre gostámos destas coisas de ultrapassar pequenos males com soluções naturais e felizmente temos tido bons resultados.
No dia 17 de Setembro, na Parede, vai haver um Workshop que nos está a interessar,
- Curar sem medicamentos, com Tâmara Castelo
Neste workshop irão ser abordados temas como alimentação saudável, medicina chinesa e homeopatia e os remédios naturais mais eficazes para tratamento de problemas quotidianos na vida das famílias como por exemplo, a tosse, febre, narizes entupidos e por aí fora.
A este workshop devo ir com a mana mais crescida que é quem está mais desperta para estes assuntos.

Para terminar as propostas onde reinam estas novas manias do saudável que assola esta família - mas só numa pequena parte do tempo, entre queijos da Serra, baldes de Gin e quilos de azeitonas bem temperadas - apresentamos aqui outra proposta de workshop, esta parece-nos extremamente útil porque gostávamos de deixar de comer tantos pacotes de manteiga, queijo creme e outras coisas desastrosas com que barramos as nossa gordas fatias de pão.
Workshop de manteigas e nutellas veganas
É já no sábado, dia 2 de Setembro, à tardinha e é em Fontanelas, uma terra que nos é muito querida porque temos lá uns amigos de quem muito gostamos e que nos recebem sempre maravilhosamente, com muita simpatia e uma mesa farta onde se encontram delícias como Favada de bacalhau, borrego no forno e cabidela, (tudo feito com produtos locais) isto porque nesta família nós damos uma no cravo e outra na ferradura!

Ainda para os lados de Sintra, no dia 24 de Setembro, a bióloga Filipa Heitor propõe uma caminhada ao interior de um bosque encantado. São 5 km para descobrir o interior da Peninha.
Atenção que é preciso ter algum cabedal, dizem que a dificuldade é moderada, mas o melhor é perceber tudo aqui: Pelo Bosque encantado da Peninha


Numa onda mais urbana e começando pelos mais pequeninos, na BAOBÁ Livraria, encontramos para este mês várias propostas excelentes como um lançamento da Orfeu Negro, uma oficina para crianças com a ilustradora Yara Kono, contos sobre recomeços, a segunda edição do muito bem sucedido Peddy -Paper do bairro, e uma oficina sobre um dos nossos livros favoritos do Planeta Tangerina O livro para todos os dias, esta já no sábado dia 2 de Setembro às 11 horas.


De Todos para Todos: Desde Setembro de 2009 que acontece em Lisboa, o Festival TODOS
Um Festival que está perto daqueles a quem se destina, que está dentro do bairro para o qual se constrói e que se move pela ideia de tornar o quotidiano numa grande celebração. Dança, Teatro, Novo Circo, Comidas do Mundo, Música, Fotografia, Performance, para ver e mexer por dentro. Dar a ver os muitos rostos que fazem Lisboa e os mundos inteiros que nela cabem.
De 8 a 10 de Setembro, é tempo de TODOS na Colina de Santana.


De 14 a 17 de Setembro decorrerá a segunda edição do Lisboa Soa - encontro de arte sonora, urbanismo e cultura auditiva, na Estufa Fria de Lisboa.
A itenerância do festival vai, este ano, levar o público a novos espaços, saibam tudo na página Facebook Lisboa Soa.
Imagine um lugar que celebra o mundo sonoro, que o leva a percorrer caminhos labirínticos que comunicam acusticamente consigo. Imagine um jardim povoado de sons que nos chamam a atenção sobre todos os outros sons, um ambiente sonoro imaginário que irá estimular a sua audição e levá-lo a pensar sobre o que está a ouvir.


No dia 21 de Setembro termina o Verão, as aulas já começaram e tudo isto merece um programa a dois. Nada melhor do que comemorar com um clássico, ver o Pulp Fiction ao ar livre, sob um céu estrelado e com uma bebida na mão, parece-me um programa fantástico. Ainda por cima num dos terraços mais bonitos da nossa cidade, no TOPO.


Setembro é um mês em grande em Oeiras, de 8 a 10 realiza-se a 2.ª edição do Festival Poeiras, numa celebração da língua portuguesa este festival apresenta uma vasta programação que tem como objectivo chegar a toda a família, com entrada livre no Parque dos Poetas.
Por falta de imparcialidade da nossa parte, nós destacamos o espectáculo "Deixem o Pimba em Paz", a acontecer logo no dia 8, às 21h30.


Passada uma semana, também em Oeiras, acontece o Festival Iminente, de 15 a 17 de Setembro.
Com curadoria de Vhils e Underdogs, o Festival Imimente, reflete a atmosfera multicultural e criativa que se vive actualmente em Lisboa e propõe três dias de expressão e provocação artística numa linha de vanguarda cultural.
"A desafiar, a questionar, a explorar, a celebrar a sua natureza explosiva, urbana, vital, efémera e inesperada"


Na outra margem do Rio também há belas propostas, Setembro realmente é um mês em cheio por todo o lado.
Para terminar em grande, destacamos Os concertos ao pôr do sol.
Dia 30, em Almada, a Casa da Cerca recebe o muito talentoso Peixe e nós queremos lá ir ouvi-lo!


Na nossa lista havia muitas mais ideias, não me recordo de um mês assim tão rico em oferta cultural para todos os gostos e feitios, mas ficamos por aqui. Acrescentamos apenas que o novo programa do Teatro São Luíz - Mais novos com espectáculos imperdiveis para ir com os miúdos (e não só), em família ou para desafiar as escolas que frequentam. Levem os programas aos professores e educadores, deste e de outros teatros e centros culturais, às vezes é só mesmo essa semente que é necessário semear.


Nesta publicação trazemos uma pequena amostra das fotografias do muito criativo e multifacetado José Miguel aka Voodoolx, amigo de longa data, cujo trabalho podem acompanhar na sua conta de Instagram onde conta já com 50,8k seguidores.


Boas entradas e obrigada pela visita.
Share This Post :
Tags : , , , , ,

Sem comentários:

Enviar um comentário

Sobre Nós

Apresentação

O meu nome é Alexandra, vivo com o meu namorado de sempre e juntos temos quatro filhos. Nheko é um espaço de partilha sobre a vida em família - a nossa e outras - e de divulgação de pessoas que fazem coisas realmente inspiradoras. Sejam bem-vindos.

A nossa loja

@nheko_

Seguir por e-mail

Pesquisar