/ 27.7.17 / No comments / , , , ,

Bem-vindo sejas... Agosto


Bem-vindo sejas... é uma publicação mensal com algumas sugestões, propostas, ideias e intenções para o mês que começa; Programas de filho único, ideias para a família toda, escapadinhas a dois, propostas para fazer em casa e fora dela, assuntos incontornáveis e boas oportunidades para saber mais sobre alguma coisa, vontades e desejos, formas de reforçar as relações entre os vários elementos da família e o que mais surgir, é o que por aqui vamos ter, mês a mês. 



Agosto é o mês clássico das férias, é o auge do Verão!
Por cá já levamos dois meses de três filhas em casa às quais se junta agora, oficialmente, o mano mais novo.
Durante muitos anos eu tive férias em Agosto, mas nunca achei que fosse a melhor altura para ir de férias, há gente a mais em todo o lado e os preços também estão muito inflacionados, no entanto é uma altura óptima para usufruir da cidade, para fazer programas por perto, receber amigos em casa e pôr em prática o conceito (muito em voga) de slow living.

Em casa
Nesta altura do ano eu adoro ficar em casa, fazer tudo sem pressa, não ter planos.
Também gosto de fazer pequenas remodelações, arrumações e sobretudo destralhar!
Tirar tudo dos armários, separar o que já não é utilizado, ganhar espaço e dar nova oportunidade aos objectos que já não queremos.
Este ano vou contar com a participação activa das minhas adolescentes neste processo, combinámos que reverte para as próprias todo o dinheiro que consigam fazer com a venda das coisas.
Elas seleccionam e depois fotografam, colocam à venda em grupos no facebook, no OLX, no Custo Justo ou inscrevem-se para participar numa feira tipo as que acontecem ao domingo na Lx Factory. Estamos também a pensar organizar uma ida à feira da ladra, esse é um programa que fazemos todos os anos em Agosto mas nunca fomos vender coisas com elas, íamos muito durante a nossa adolescência, acho que vai ser divertido reviver essa experiência passados tantos anos e em família.

Almoços, lanches e jantares com amigos.
Se no Inverno é bom, no Verão é óptimo! Desde os simples piqueniques, em que cada um leva o que quiser e se partilha tudo, na praia ou no campo, aos almoços que se prolongam pela tarde fora, o importante mesmo é reunir a malta.
Ao fim da tarde gostamos muito de nos juntar à volta da mesa, como vivemos perto da praia a nossa casa é um destino simples e rápido. Cerveja fresca no frigorífico e uma bela travessa de perceves cozidos são o céu!

Andamos viciados nos programas Anthony Bourdain:Viagem ao desconhecido e a minha próxima aquisição é o seu livro Appetites: A Cookbook.

Ainda em casa, no terraço, vou de criar uma nova zona de brincar para o mini rapaz, para pequenas construções com ferramentas e materiais como madeiras, cartões, pedras, paus, papeis, colas, tintas, pincéis, tesouras, pregos e parafusos.
O meu avô tinha uma pequena oficina onde tudo isto estava disponível e onde eu aprendi bem cedo a martelar um prego e a construir coisas fabulosas e muito úteis para o desenvolvimento da minha criatividade. Acho que este espaço de atelier/oficina vai ser o melhor concorrente dos jogos digitais nestas férias.


Fora de casa,
Promovido pelo festival O Sol da Caparica em parceria com a MONSTRA – Festival de Animação de Lisboa e o apoio da Johnny Loco as ruas de Lisboa vão ser pintadas com vídeo numa performance chamada Suaveciclo.
" (...) triciclos audiovisuais adaptados com projetor, computador, colunas e baterias que são usados como suporte para que personagens ganhem vida e percorram o espaço aberto, iluminando as paredes em grande escala. As projeções iluminam paredes, árvores, calçadas e todo espaço urbano, propondo a interatividade das animações com o público. Através do vídeo manipulado em tempo real, os VJ SUAVE levam a arte itinerante para todos os públicos, criando momentos únicos entre a cidade e o espetador. O projeto já participou de diferentes festivais à volta do mundo. O percurso terá início na Praça do Comércio, na estátua D. José I e irá levar-nos até ao Largo de São Paulo através da Ribeira das Naus passando na Rua Cor de Rosa."
Dia 4 de Agosto, às 22h. A entrada é livre.

Desde a primeira edição que o festival O Sol da Caparica dedica um dia à família e às crianças.
Dia 13 de Agosto a partir das 10 horas as portas estão abertas para nos receber.
Vamos cheios de vontade de voltar a ver a Capicua e o projecto Palavra Cantada, ambos fazem parte da nossa discografia obrigatória para os mais novos.


Quem já conhece o Brunch Electronik?
Todos os domingos de Agosto, na Tapada da Ajuda, em Lisboa a palavra de ordem é DANÇA!
Uma proposta para ir com amigos mas onde as crianças não foram esquecidas, o Petit Brunch oferece actividades e workshops ao ar livre para o mais pequenos, para que toda a família possa desfrutar da música e da gastronomia do Brunch Lisboa.


A dois,
Wine Sunset Party, Passeio em veleiro ao pôr-do-sol, na costa de Tróia e Arrábida com DJ a bordo e degustação de produtos da região (inclui ostras!). Parece-me bem.


Programa filho único,
(Adolescente mais crescida e mãe)
MAAT, até 21 de Agosto
"Abrangendo uma ampla gama de idéias, de uma profunda reflexão sobre a queda do modernismo para a cena política atual, Utopia / Dystopia promove um diálogo entre mais de 60 obras de arte e projetos que apresentam visões únicas sobre o assunto desde o início da década de 1970."


Fotografias,
Este mês trazemos três fotografias retiradas da série Stories | August de Arlindo Camacho, que eu gosto muitíssimo.
Fotógrafo freelancer, tem trabalhado com diferentes orgãos de comunicação nacionais e internacionais e, actualmente, é colaborador regular da Time Out Lisboa. trabalha também com várias bandas e músicos desde o acompanhamento de turnê a criação de imagem para discos.
Desde 2008 que desenvolve um projecto documental na ModaLisboa, onde apresenta o seu olhar peculiar sobre o mundo da moda em Portugal.
Para saber mais: Facebook e Instagram.

Share This Post :
Tags : , , , ,

Sem comentários:

Enviar um comentário

Sobre Nós

Apresentação

O meu nome é Alexandra, vivo com o meu namorado de sempre e juntos temos quatro filhos. Nheko é um espaço de partilha sobre a vida em família - a nossa e outras - e de divulgação de pessoas que fazem coisas realmente inspiradoras. Sejam bem-vindos.

A nossa loja

@nheko_

Seguir por e-mail

Pesquisar