/ 26.4.17 / No comments / , , , , , , , ,

Bem-vindo sejas... Maio


Dentro do tema Vida em família - Dias úteis, Bem-vindo sejas... é uma publicação mensal com algumas sugestões, propostas, ideias e intenções para o mês que começa; Programas de filho único, ideias para a família toda, escapadinhas a dois, propostas para fazer em casa e fora dela, assuntos incontornáveis e boas oportunidades para saber mais sobre alguma coisa, vontades e desejos, formas de reforçar as relações entre os vários elementos da família e o que mais surgir, é o que por aqui vai aparecer.



Em casa
Este mês vou dar volta aos armários da cozinha, não suporto mais tampas de caixas perdidas, detergentes aos tombos e frascos de especiarias escondidos, vi este pequeno vídeo e fiquei inspirada.

Na cozinha vamos experimentar esta forma de fazer pão dentro de um saco e inventar novas pizzas, é uma coisa que adoramos fazer.

No campo
Com o tempo mais estável vamos dar início à fase dos piqueniques, aqui a regra n.º 1 é descomplicar! No campo (ou até mesmo na praia) gostamos de improvisar, basta alguém lançar a ideia, uma boa manta, umas frutas, sandes ou o que houver em casa. Outras vezes elaboramos mais e fazemos um banquete ao ar livre, convidamos amigos e passamos o dia a dar graças pela vida boa que temos.

O dia 1 de Maio é dedicado à apanha da fava na Quinta do Arneiro, mas só para quem gostar de ir à horta e de sujar as mãos, os outros podem ir só almoçar.

Outra quinta pela qual andamos enamorados é a Quinta do Pisão,  e de 6 a 14 de Maio acontece por lá a Festa dos Maios com um vasto programa do qual destacamos a actividade Da ovelha ao novelo, para acompanhar a lã desde o momento da tosquia e aprender os primeiros passos nas várias formas de a trabalhar. 
Tosquia do rebanho da Quinta do Pisão e oficinas abertas de fiação, feltro, tinturaria e tecelagem para experimentar em família. 


A 7 de Maio comemora-se o Dia da Mãe e eu adoro a ideia de oferecer à minha este Plant Hanger kit para que faça o seu próprio suporte para vasos, a minha mãe foi professora de trabalhos manuais e lembro-me que fazia peças muito bonitas nesta técnica de macramê, por isso acho que vai gostar.
Nestas datas é importante oferecer presentes que vão além de simples objectos bonitos, gosto de experiências, de coisas feitas à mão, de coisas com significado e simbolismo que possam ser guardados na memória, gosto de sentir que aquele presente foi escolhido ou feito com tempo e dedicação, com atenção e amor. Porque ao fim ao cabo é isso que importa; o Amor.


Livros 
Descobri o maravilhoso Truz! Truz! do jovem artista japonês Kaori Takahashi editado pela Edicare. Este livro, quase sem palavras, conta a história de uma menina que percorre um prédio na procura de um objecto perdido, este é um livro que se desdobra, literalmente, numa aventura deliciosa de exploração deste objecto livro arquitectónico. Uma pérola!

Ando cheia de vontade de conhecer o livro Deixe-os comer terra, alguém já leu?

Estou a terminar o romance escrito pelo cantautor Sérgio Godinho, Coração mais que perfeito e aconselho. Um livro que nos leva a entrar na vida de Eugénia, desde a adolescência à idade adulta, passado entre França e Portugal, uma história de ilusões e desilusões, de tristeza e alegria, um livro sobre a vida, o amor e a sobrevivência. Duro mas realmente bom.


Fora de casa
este mês de Maio está repleto de propostas imperdíveis, difícil só mesmo a escolha!

Para os mais pequeninos vai decorrer entre os dias 1 e 14, o Festival CUCU, na Casa do Coreto em Carnide. Além da programação de espectáculos este festival promove alguns espaços de formação sobre o sono dos bebés e massagens.
À procura do Ó-Ó perdido vai estar em cena logo no dia 1 de Maio, este foi o primeiro espectáculo que eu assisti com a minha filha Rita bebé, na altura comprámos o livro que serve de base ao espectáculo e ainda hoje o temos.

Na Fábrica das Artes - CCB para os mais novos, dos 0 aos 5 anos, há duas propostas de espectáculo-oficina: Do ar e outros elementos e Isto não é uma nuvem, este último apresenta-se também num formato para adultos num espaço de formação.

Embora esteja aberto para todos, a partir dos 7 anos, eu vou sugerir este Curso de Desenho em Tablet para adolescentes.
Diz quem experimenta que esta forma de criar é absolutamente absorvente, acessível e apaixonante.
O melhor é ver este vídeo e ouvir a formadora, a Ana Mesquita.
Este curso vai acontecer no novo Estúdio da Vila, um projecto situado no centro de Cascais que dá início este mês a uma programação diversificada de workshops e é também um espaço totalmente equipado na área audiovisual com uma equipa de criativos residente, da qual eu faço parte. 
Fiquem atentos às proposta que vão surgir mas para já: Curso de Desenho em Tablet, dia 6 de Maio, entre as 11h e as 18h.

Acrescento a Oficina Livros Pop-Up: Dizem que na BAOBÁ, fazer um livro pop-up é canja! Entre os 7 e os 14 anos, é ir experimentar.


Maio é o Mês do FIMFA, o Grande Palco Internacional da Arte das Marionetas!
Gostava de ir ver TUDO e tenho mesmo dificuldade em seleccionar mas estou muito curiosa com este L’Après-Midi d’un Foehn - version 1Phia Ménard - Cie Non Nova (França)  
Um fantástico ballet aéreo para sacos de plástico! 
Phia Ménard concebeu marionetas a partir de sacos de plástico, criando um espectáculo único! Como um sonho e para todas as idades! 
18 e 19 de Maio às 10h30 e 14h30 (Quinta e Sexta) 
20 e 21 de Maio às 11h e 16h (Sábado e Domingo) 
Teatro São Luiz /Mais Novos (Estreia Nacional)

Igualmente fantástico é o Festival Indie Lisboa que já vai na sua 14.ºedição e que, este ano terá quase 300 filmes, dos quais 45 são portugueses.
Destaco o IndieMusic com 14 documentários, uma verdadeira viagem por diversos momentos da cena musical com filmes sobre os Oasis e Frank Zappa, entre outros.
O IndieJúnior é uma secção dedicada aos mais novos e inclui sessões de cinema com filmes de todo o mundo em registo como a animação, documentário e ficção
O IndieJúnior tem duas vertentes principais: o IndieJúnior Famílias e o IndieJúnior Escolas. A programação das sessões é feita criteriosamente tendo em conta a idade das crianças às quais se destina e é sempre de grande qualidade.
No dia 7, durante a tarde, há a Festa do Bairro IndieJúnior, com uma programação variada para toda a família que acontece nos jardins da Culturgest, a entrada é livre.


A dois, não podemos perder o concerto dos Três Tristes Tigres no Lux Frágil, dia 19 e o nosso amigo Samuel Úria a 27 no Tivoli.


Fotografias 
Este mês trazemos o  fotógrafo José Frade cujo trabalho vos convidamos a conhecer e seguir.

Share This Post :
Tags : , , , , , , , ,

Sem comentários:

Enviar um comentário

Sobre Nós

Apresentação

O meu nome é Alexandra, vivo com o meu namorado de sempre e juntos temos quatro filhos. Nheko é um espaço de partilha sobre a vida em família - a nossa e outras - e de divulgação de pessoas que fazem coisas realmente inspiradoras. Sejam bem-vindos.

A nossa loja

@nheko_

Seguir por e-mail

Pesquisar