/ 30.3.17 / No comments / , , , ,

Bem-vindo sejas... Abril

Dentro do tema Vida em família - Dias úteisBem-vindo sejas... é uma publicação mensal com algumas sugestões, propostas, ideias e intenções para o mês que começa; Programas de filho único, ideias para a família toda, escapadinhas a dois, propostas para fazer em casa e fora dela, assuntos incontornáveis e boas oportunidades para saber mais sobre alguma coisa, vontades e desejos, formas de reforçar as relações entre os vários elementos da família e o que mais surgir, é o que por aqui vai aparecer.



Ao ar livre
- Com os dias a crescer e o tempo a aquecer quero sair mais vezes para passeios a pé a seguir ao jantar.
Nós temos por hábito jantar cedo o que nos permite ter um tempo livre e conjunto antes dos miúdos irem cada um para seu quarto, quando estava grávida fazíamos muitas vezes passeios a pé logo a seguir ao jantar e lembro-me que era óptimo, este mês vou colocar esta proposta em cima da mesa.

- Vamos apanhar legumes directamente da terra numa horta biológica! Esta experiência é possível na Quinta do Pisão, e nós vamos experimentar já este próximo sábado. Estou super entusiasmada com a ideia e o BoNheko ainda mais.
Vejam este vídeo que já é antigo mas apresenta o projecto e mostra o que lá podem encontrar.


Adolescentes, neste mês de Abril existem várias iniciativas que não podem perder se têm filhos a chegar aquela idade em que começam a pensar no que é que gostavam de estudar e seguir profissionalmente.
Estes são programas fantásticos para os mais velhos e pontos de partida para conversas infindáveis sobre os projectos de vida de cada um.

- A Alice e a Eva foram com a sua escola visitar A Futurália que está na FIL mas só até dia 1 de Abril, esta Feira de Educação/Formação é uma oportunidade para conhecer escolas de vários graus de ensino, cursos, saídas profissionais, etc. 

- A Expo´Cascais – Feira de Empreendedorismo, Juventude e Inovação, vai regressar ao Centro de Congressos do Estoril, de 27 a 29 de Abril para uma segunda edição e promete criar novas motivações, inspiradas na realidade do tempo presente com o lema da “Inovação”.
O programa ainda não foi divulgado, mas já se sabe que haverá áreas expositivas, exposições temáticas, animação, espaços “lounge & negócios”, seminários e workshops.
Este é um Evento dirigido e pensado para a juventude, com foco nas questões da educação, do emprego, da cultura, do desporto e do lazer.

- Do outro lado do rio, no Seixal, há um projecto muito especial, a Casa Capaz, que tem uma programação regular que nos faz atravessar a ponte com um sorriso na cara e muita vontade de lá chegar.
Entre as várias propostas interessantes para diferentes faixas etárias eu destaco aqui a Oficina Sonhos & Profissões. Numa colaboração com a Go'We, uma equipa de consultoria na área da educação, a Casa Capaz acolhe durante dois dias um espaço dedicado ao desenvolvimento de ideias, construção de planos e objectivos numa materialização de sonhos para um futuro que se constrói a cada dia.
Esta oficina vai acontecer nos dias 22 e 23 de Abril, para jovens entre os 10 e os 16 anos.

- Nas Férias da Páscoa, os nossos amigos Inês Barahona e Miguel Fragata têm uma proposta daquelas que podem muito bem mudar a vida dos nossos filhos para sempre. No Teatro D. Maria II, Oficinas de criação de diários: "Três oficinas com três linguagens distintas, cada uma orientada por um artista: um escritor, uma ilustradora e uma videasta. Estas são oficinas para criar diários, que decorrerão no período de Férias da Páscoa, com a duração de 2 dias cada. Uma actividade integrada no projecto Montanha-russa (...)". Entre os 13 e os 19 anos.

O 25 de Abril
- Este mês comemoram-se os 43 anos do 25 de Abril e esta é uma data histórica para o nosso país e um assunto muito importante para ser conversado com os mais novos. Nós vamos ver um documentário com as três manas: "25 de Abril, uma aventura para a Democracia", "Documentário experimental no inconfundível estilo de Edgar Pêra, mais ao jeito de "remix", com base nos arquivos do 25 de Abril. É um filme sobre o fim do fascismo e o 25 de Abril, visto a partir das ruas e dos rostos das pessoas. Mais do que mostrar a revolução militar, revela a adesão popular ao movimento. Imagens e sons do passado (a ditadura e a libertação) misturam-se com imagens e sons do presente (manifestações de apoio à independência de Timor)."
Na maioria das famílias há pessoas que viveram este período tão conturbado para o nosso país, o meu pai esteve em África na guerra e conta imensos episódios dessa sua experiência tal como do regresso e do período antes e pós revolução, nós gostamos de ouvir esses relatos e procuramos vários lados de uma mesma história, pensamos que é uma boa forma de ajudar os mais novos a construírem um olhar livre e sustentado sobre a História que é a nossa.

- Ainda sobre o tema da Liberdade proponho um livro de que gosto muito (+5/6 anos) O Que é a Liberdade?, Oscar Brenifier (Autor) Colecção Filosofia para crianças, Dinalivros.
Temos imensos livros desta colecção e adoramos, são fantásticos mesmo!
"As crianças fazem perguntas, todo o género de perguntas, e normalmente são perguntas importantes. O que fazer com elas? Em "O que é a liberdade?", há seis grandes questões para jogar com as ideias e ver para lá das aparências. Para que te pode servir a liberdade? Teremos todos o direito de ser livres? Um prisioneiro pode ser livre? Precisas de crescer para te tornares livre? Os outros impedem-te de ser livre? Podes fazer tudo aquilo que queres? Para cada uma destas questões, são apresentadas várias respostas. Algumas delas poderão parecer evidentes, outras misteriosas, espantosas ou até desconcertantes, mas todas elas serão objecto de novas perguntas, porque o pensamento é um caminho sem fim."

Espectáculos/mais novos
- Voltamos ao Teatro São Luiz para (re)ver o espectáculo Asas de Papel de Ainhoa Vidal, se puderem não percam, é mesmo muito bonito, saibam mais aqui.

Exposição/todos
- Frida Miranda, de Ana Mesquita, está patente no Museu Nacional de História Natural e da Ciência, até 9 de Abril. Além de gostar muito da Ana e do seu trabalho tenho especial interesse em explorar a ligação criada entre estas duas mulheres, vai ser estimulante conversar sobre isso com as minhas meninas-mulheres tal como sobre todo o percurso destas artistas que são referência no panorama da arte e no universo feminino.

A dois 
-  They’re Heading West & convidados a tocar “Rubber Soul” Beatles (concerto) Domingo, 9 Abril às 18h na Casa Independente, gosto destes concertos que acabam cedinho porque depois ainda dá para ir jantar calmamente!
Oui, Moules&Huîtres, Abrimos com umas ostras ao natural, depois uns mexilhões maravilhosos com batatas fritas e uns pregos para fechar. Perfeito.

Fotografias
Este mês trazemos o artista plástico e fotógrafo José Lourenço cujo trabalho vos convidamos a conhecer e seguir: Facebook, InstagramTumblr

Desejamos a todos um excelente mês de Abril.
Share This Post :
Tags : , , , ,

Sem comentários:

Enviar um comentário

Sobre Nós

Apresentação

O meu nome é Alexandra, vivo com o meu namorado de sempre e juntos temos quatro filhos. Nheko é um espaço de partilha sobre a vida em família - a nossa e outras - e de divulgação de pessoas que fazem coisas realmente inspiradoras. Sejam bem-vindos.

A nossa loja

@nheko_

Seguir por e-mail

Pesquisar