/ 13.1.17 / 1 Comment / , , , , ,

Calcem as Pantutas, vamos ao teatro!

Pantuta é o nome da nova criação para a infância que estreia amanhã no Teatro São Luiz, um espectáculo que foi pensado para os pais e bebés desde que estão na barriga das mães até aos 3 anos de idade.
Pantuta é uma criação de Flávia Gusmão, actriz e Rui Rebelo, músico, que são os pais de Ana Rosa, carinhosamente chamada por todos de Djodja, e cuja existência serve de inspiração para esta criação.
Eu tive o privilégio de assistir a um ensaio com público, dias antes da estreia e em pleno processo criativo.


Pantuta remete-nos para um ambiente acolhedor e confortável, como se todos calçássemos umas pantutas e nos sentíssemos consequentemente em casa.
Partindo da vivência interna desta família, são propostas experiências sensoriais, estímulos visuais e sonoros que resultam numa experimentação estética serena e individual, capaz de chegar ao (diversificado) público a quem se destina.
Durante este espectáculo encontramos rituais que são os de todos os dias: a papa, o sono, a fralda; há por isso uma facilidade de apropriação dos mesmos por parte de todos, aqui as crianças são observadoras e participantes, há um tempo certo que permite a respiração, o olhar e uma participação espontânea feita ao ritmo de cada um.
A música está sempre presente ditando o foco da atenção, o cenário é simples mas cheio de subtilezas e muito funcional sendo capaz de provocar em todos uma proximidade com os ambientes que vão sendo propostos.
Neste espectáculo passamos por vários espaços sem precisar de sair do mesmo, ou será que saímos? Eu viajei até ao clima quente de Cabo Verde, fui levada pelos objectos em cena, pela sonoridade morna das cantigas, pelas cores sugeridas e pelo sorriso cúmplice da Flávia e do Rui.

Pantuta é uma proposta simples, honesta e próxima da vivência real da infância que nos oferece generosamente uma oportunidade de viver uma experiência significativa ao lado dos nossos filhos pequeninos. Gostam eles e gostamos nós.


No Teatro São Luiz cada vez temos mais certeza de encontrar uma programação cuidada e de qualidade para os mais novos e isso leva a uma grande procura por parte do público e faz com que propostas como esta se encontrem esgotadas antes da estreia.
O melhor é olhar já para as propostas dos próximos meses e telefonar para a bilheteira para saber se há desistências.
Boa sorte e bom fim de semana!

Fotografias de Estelle Valente || ensaio com público

Esta publicação é resultante de uma colaboração entre o Projecto Nheko e o Teatro Municipal São Luiz - São Luiz Mais Novos.
Share This Post :
Tags : , , , , ,

1 comentário:

  1. <3 Gostaria de ir! Parece-me uma ideia super interessante, relaxante e acolhedora.

    ResponderEliminar

sobre

O meu nome é Alexandra, vivo com o meu namorado de sempre e juntos temos quatro filhos. Nheko é um espaço de partilha sobre a vida em família - a nossa e outras - e de divulgação de pessoas que fazem coisas realmente inspiradoras. Sejam bem-vindos.

A nossa loja

@nheko_

Seguir por e-mail