/ 21.12.16 / 4 Comments / , , , , , , , ,

Uma Brincoteca para famílias!



A convite da Câmara Municipal de Almada, integrámos a programação do Mercado de Natal Amigo da Terra com um projecto direccionado a famílias, a Brincoteca, Espaço família: Um espaço lúdico com propostas para diversas faixas etárias cujo objectivo se centrava em promover a partilha e interacção entre os diferentes elementos da família. 





Ao longo de 5 dias vivemos um espaço onde o brincar foi o centro da acção e desafiámos as famílias a levar isso à letra.
Na Brincoteca tínhamos disponíveis materiais como os brinquedos de faz de conta que apelavam à criatividade de todos, os jogos de grupo que proporcionaram tempos conjuntos de prazer e partilha, a leitura para ser feita em conjunto e várias actividades de criação e construção de pequenos projectos.

As regras eram simples mas ainda assim provocaram alguma estranheza. À entrada era explicado o objectivo do espaço e as suas particularidades, a cada família era atribuído um saco onde iriam deixar todos os seus pertences. O desafio lançado era o de, durante o tempo de permanência na Brincoteca não deveriam voltar ao saco. Cada família definia o tempo que queria estar num período máximo de 1 hora, para ajudar a controlar o tempo tinham dentro do saco um conta minutos onde marcavam o tempo pretendido e um caderno para deixar um registo em nome da família.





Ao vivermos hoje tão cercados de estímulos e termos na nossa vida mais coisas que alguma vez alguma outra geração teve, sentimos muitas vezes que nos falta o mais importante, o maior luxo dos tempos actuais: Tempo. 
Procuramos tempo real e verdadeiro para estarmos com os nossos filhos, tempo de conexão e de relação que nos permitam o desligar de tudo o que é exterior para nos ligarmos ao essencial. Pensamos que é através das coisas mais simples que conseguimos as maiores ligações e aquisições: Jogar, brincar e fazer em conjunto são acções que merecem toda a nossa atenção e disponibilidade pois são caminhos efectivos para o reforço da relação e dos afectos. 
Acreditamos que brincar é coisa séria, é a brincar que a criança descobre o mundo, que se descobre a si e ao outro, é no acto de brincar que a criança se apropria da realidade e lhe atribui um significado: Brincar é ensaiar a própria vida, um exercício fundamental para o crescimento. Partilhar o crescimento com uma criança é permitir-nos a nós próprios aprender de novo e estar na parentalidade de forma consciente e activa. 





Nesta proposta quisemos que as famílias parassem, que criassem uma bolha de tempo e de disponibilidade, que os pais guardassem os telemóveis e que se sentassem no chão a fazer de conta que eram clientes do restaurante do filho, que partilhassem a narração da história do livro, que ganhassem às damas, que perdessem ao quatro em linha, que ensinassem a jogar à batalha naval, que sujassem as mãos e se rissem em conjunto. 
Neste espaço quisemos suster o ar e criar um mundo especial onde as famílias se olhassem, se tocassem, se aproximassem para crescer em conjunto. Nesta Brincoteca quisemos promover o SER família. 
Nesta quadra Natalícia achámos importante para valorizar o SER e este foi tempo para oferecer a verdadeira presença.




Recebemos bem mais de uma centena de famílias e todas elas diferentes, recebemos famílias ditas tradicionais, famílias numerosas e outras bem pequeninas, famílias reconstruidas com "os meus, os teus e os nossos", famílias de empréstimo e outras de fingir, famílias diferentes não só na forma como na atitude. Tivemos gente alegre e outros mais sérios, conversadores e silenciosos, uns focados numa só proposta e outros que não descansaram enquanto não experimentaram tudo. Tivemos gente que sofreu bastante por se separar temporariamente dos seus telemóveis e outros que inventaram desculpas mirabolantes para evitar deixá-los no saco. Recebemos famílias que eram grandes especialistas na arte de brincar em conjunto e outros que iniciaram mesmo ali esta prática. 
Recebemos gente e mais gente e confirmámos a máxima: "Nunca julgues um livro pela capa".

Esta foi uma experiência muito especial, as propostas e os materiais foram seleccionados criteriosamente, o espaço organizado de forma a que a interacção fosse vivida de forma efectiva e tudo adequado a diferentes faixas etárias sendo que o importante era o estar juntos, o prazer da partilha e do caminho conjunto.
Durante estes dias foi um privilégio ver tanta gargalhada partilhada e tanto amor no ar. 
Foi um prazer contribuir para este Natal vivido em conjunto e em família.
Da nossa parte um grande obrigada a todos os que passaram pela nossa Brincoteca e à Câmara Municipal de Almada, agradecemos também a colaboração da Violeta Cor de Rosa, My Lovely TangerineStoryline e OVO.
O meu maior obrigada vai para a minha parceira a Helena Rosa, foi bom viver esta partilha.

Fotografias Nuno Fontinha

Share This Post :
Tags : , , , , , , , ,

4 comentários:

  1. Fiquei mesmo com pena de não ter passado por lá....mais uma vez fizeste acontecer magia! PARABÉNS amiga pela tua boa onda...que ela se transforme num tsunami e que atinja todas as famílias! Um muito feliz 🎄 Natal! Bjos e muitos PARABÉNS também ao vosso lindo boNheKo pelo seu aniversário

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Joana! Boas festas para vocês também

      Eliminar
  2. E adoro as fotografias....um Bjo ao Fontinha!

    ResponderEliminar

Sobre Nós

Apresentação

O meu nome é Alexandra, vivo com o meu namorado de sempre e juntos temos quatro filhos. Nheko é um espaço de partilha sobre a vida em família - a nossa e outras - e de divulgação de pessoas que fazem coisas realmente inspiradoras. Sejam bem-vindos.

A nossa loja

@nheko_

Seguir por e-mail

Pesquisar