/ 8.12.16 / No comments / , , , , , ,

Muitas e boas festas


Chegou Dezembro, o mês do Natal. No ano passado fiz uma publicação onde expliquei muito bem explicadinha a relação amor-ódio que tenho com a quadra natalícia e a nossa forma própria de sentir e viver esta altura que é tão especial por tantas razões.
Tal como a maioria das pessoas, eu gosto do ambiente festivo, do encontro e da partilha mas lido muito mal com o consumo em excesso e com a poluição visual tão característica do Natal e esta acaba também por ser a principal razão pela qual não consigo fazer grande campanhas que apelem ao consumismo e tento encontrar uma linha coerente para a orientação da nossa NhekoShop.
Por vezes sinto que estes meus princípios são incompatíveis com a vertente comercial deste projecto e ainda ando à procura de respostas que me apazigúem mas que não me prejudiquem o negócio, um equilíbrio que nem sempre é fácil.
A opção encontrada para este ano foi a de concentrar a nossa oferta em propostas que acima de tudo promovam a interacção entre as pessoas, defendemos que esta quadra deve acima de tudo valorizar o ESTAR presente.
Oferecer algo que sirva de estimulo para momentos de partilha e de reforço da relação é o mote para este Natal na nossa loja e na nossa vida.
Temos vindo a apresentar, na página de facebook algumas propostas concretas que vão além do objecto passando pela exploração do mesmo na interacção com os outros.
Para complementar apresentamos algumas ideias que nos parecem esquecedoras e que contrariam um pouco esta histeria material que assola esta bonita quadra natalícia.
Acreditamos que é possível desacelerar e viver com calma o essencial do Natal oferecendo gestos simbólicos, objectos com significado e acima de tudo a nossa verdadeira presença.

Uma das coisas que sempre gostámos foi oferecer livros. Ao livro podemos acrescentar o contar de histórias e este transformar-se num programa mágico para a família.
E para quem quiser ir mais além propomos que preparem uma pequena encenação onde várias pessoas da família participem, por exemplo, com as caixas Storyline a história pode ser contada por um narrador e as imagens serem mostradas e penduradas no fio por um elemento da família que ainda não saiba ler, podem também ensaiar todo um complemento sonoro (sons como o vento, o pisar das folhas, o cantar dos passarinhos...) que pode ser feito por uma outra pessoa, mais tímida e que se mantenha escondida e contribua assim mesmo sem se expor.
Adaptar as capacidades e características de cada um à sua participação é um gesto de respeito e meio caminho andado para tudo correr bem.
Preparar este tipo de coisas em família é muito entusiasmante para todos, combinem uma reunião para falar sobre estas ideias, registem tudo, façam listas de materiais necessários, atribuam tarefas e divirtam-se!


Outra proposta são os jogos de tabuleiro, na loja temos uma bonita oferta da qual destacamos o clássico dominó e a batalha naval de madeira, mas há outros, é só pensar nas pessoas presentes e lançar a ideia, um serão de jogos é sempre divertido.
Nós somos barra no jogo dos Países e para esse só precisam de folhas e canetas, certifiquem-se que todos sabem escrever bem e no caso de haver grandes discrepâncias façam equipas equilibradas, lembrem-se sempre que o jogo é o ensaio da vida e que a justiça, o respeito e a aceitação são aprendizagens importantes para fazer a brincar.
Este ano descobrimos uns joguinhos de bolso que são um mimo, são ideais para andar na mala e surpreender os amigos, nesta altura do ano há muitos almoços e jantares de amigos e de família, estes jogos podem mesmo fazer a diferença. Tente pôr o telemóvel de lado e desafiar quem está à sua frente para uma partidinha de damas, vai ver que um exemplo pode valer mais que mil palavras, especialmente para os mais novos.

Este ano estamos a programar um passeio nos dias a seguir ao Natal. A nossa família é grande, além de nós os seis, normalmente o Natal é passado com o agregado do meu irmão, que são cinco e os meus pais, ao todo somos treze (felizmente não temos crenças ou superstições relativamente a este número).
Um programa para uma família assim numerosa que envolva saída e dormida pode parecer uma opção muito dispendiosa mas descobrimos um sítio no Porto, na Foz que é perfeito e onde cabe toda a big family. Nós adoramos o Porto e, não sendo um destino demasiado longe, é uma opção porreira para uma fuga rapidinha e a 13.
Os Fllatered Apartments, são um projecto cheio de bom gosto com apartamentos lindos e incrivelmente funcionais onde, como por magia, cabem famílias cujo tamanho ultrapassa em muito a média nacional. Visitem o site, existem também as opções de Tomar e Lisboa mas eu só conheço os da Foz que são maravilhosos!


Há muito que deixámos de dar prendas que não sejam acima de tudo gestos de amor, pequenos objectos que nos obriguem verdadeiramente a pensar o outro. Consideramos o Natal o momento do ano por excelência para a partilha e união e nesta altura utilizamos a gastronomia para nos juntar e divertir, este ano vamos tentar que os netos tomem de assalto a cozinha da avó e assumam grande parte das refeições (isto se a avó for na nossa conversa, claro...)
Nós valorizamos o "feito à mão", a criação nacional, o apoio ao comércio local e a divulgação de novos fazedores de coisas. As imagens que ilustram esta publicação são trabalhos da Inês Sobreiro, uma jovem artista plástica que define a sua forma de estar na vida com a frase You can find inspiration in everything, a Inês entrou no mundo da ilustração pelo gosto do pormenor, do humor subtil e da possibilidade de estar em constante mutação. Esta é também uma boa ideia para este Natal, original e personalizada como se quer.
As manas Nheko gostam acima de tudo de receber presentes que as levem a ter novas experiências e aprendizagens como por exemplo um workshop de maquilhagem ou de costura ou um bilhete para um espectáculo especial.
O Bonheko faz anos quase colado ao Natal pelo que esta altura é de grande festa para a nossa família, é tempo de real partilha e encontro e no meio de tanta luz, cor e velocidade tentamos manter-nos focados no essencial e sobretudo estar atentos uns aos outros.
E é isso que realmente importa no Natal, por isso venham as muitas e boas festas!

Ilustrações Sweet Spot - Inês Sobreiro

Share This Post :
Tags : , , , , , ,

Sem comentários:

Enviar um comentário

Sobre Nós

Apresentação

O meu nome é Alexandra, vivo com o meu namorado de sempre e juntos temos quatro filhos. Nheko é um espaço de partilha sobre a vida em família - a nossa e outras - e de divulgação de pessoas que fazem coisas realmente inspiradoras. Sejam bem-vindos.

A nossa loja

@nheko_

Seguir por e-mail

Pesquisar