/ 21.11.16 / 1 Comment / , , , , ,

Do São Luiz para o nosso mundo



A programação do São Luiz tem-nos habituado a propostas de grande qualidade e o novo espectáculo "Do bosque para o mundo", de Miguel Fragata e Inês Barahona é sem dúvida mais uma aposta ganha.


A proposta inicial era ir à procura nas histórias tradicionais, nas puras histórias tradicionais, o paralelismo com os tempos actuais, trazer para o palco essa ligação entre o sofrimento contido nas histórias do antigamente e o sofrimento vivido no que se passa actualmente.
Procurar o que nos fez sentir medo numa tentativa de nos preparar para o mundo, "ir à essência dos contos tradicionais e confrontá-las com a actualidade, de que maneira é que os personagens tradicionais apareciam na história da actualidade, afinal a negritude que tentamos hoje camuflar e que vivia nas histórias tradicionais, está hoje nas vivências reais do presente."
Miguel e Inês seguiram depois para a actualidade: a crise económica, as alterações climáticas, a crise dos refugiados; estes eram os temas da actualidade e aí começaram a procurar notícias que tivessem a perspectiva das crianças, depois descobriram as notícias que envolviam crianças e estancaram aí, encontrando o sentido para este novo trabalho.


Foi nesta longa procura e muitos desvios depois, que encontraram a história de Gulwali Passarlay, um rapaz de 12 anos que fugiu do Afeganistão rumo a Inglaterra numa fuga da morte certa para a morte incerta.
Esta história não é ficção, é real e pode ser ouvida na primeira pessoa por Gulwali, no livro "The Lightless Sky". Actualmente Gulwali vive em Inglaterra, é formado em ciências políticas e viaja pelo mundo a contar a sua história, procura, através da sua própria experiência, revelar a realidade dos refugiados, dos que fogem da morte e que viajam de mão dada com a mesma.
E foi esta a história que serviu de base e  inspiração para "Do bosque para o mundo", um espectáculo dirigido a crianças a partir dos 10 anos e uma intenção poética de trazer a palco a simplicidade do olhar das crianças perante a complexidade de um mundo cheio de sofrimento e regras impossíveis de compreender.


"Do bosque para o mundo" um rapaz que parte do Afeganistão para Inglaterra, a mando da mãe que compreende que esta é a única forma de sobreviver entre duas possibilidades aterradoras que são a de, após a morte do seu pai, se ter de juntar aos Talibãs e vingar a morte do pai ou de se juntar aos Americanos e se tornar traidor.
Esta é uma odisseia terrível, muito dura, especialmente para uma criança de 12 anos.

Em "Do bosque para o mundo" a história é contada por duas mulheres, Manuela Pedroso e Anabela Almeida, que, de forma irrepreensível alternam subtilmente entre uma presença neutra e uma narração intensa dando ao espectáculo tudo o que ele necessita e criando com o público uma cumplicidade absoluta mas secreta.
Este é um espectáculo carregado de emoção que nos leva pela mão numa viagem intensa onde sentimos a presença dos traficantes e agentes que manipulam vidas, onde nos falta o ar quando não há espaço nem para respirar, onde fechamos os olhos para evitar ver a morte que se abeira de nós no barco que naufraga.
Este é um espectáculo que nos faz ver o mundo que acontece e do qual nós fazemos parte. Este é um trabalho muito sério e carregado de poética onde, tal como nos tradicionais contos de fada, não podemos retirar a negritude para podermos seguir em frente.


Este é um espectáculo que nos faz crescer numa viagem que fazemos sozinhos mesmo quando estamos cheios de pessoas à nossa volta.
"Seguiu viagem sozinho, sem o irmão e sem passaporte. Juntou-se a milhares de outros refugiados. Apesar de serem sempre muitos a viajar em grupo, Farid sentia-se muito sozinho" 

No Teatro Municipal São Luiz, de 22 a 27 de Novembro "Do bosque para o mundo".
Obrigada a toda a equipa que contribuiu para este projecto.

Fotografias Estelle Valente

Share This Post :
Tags : , , , , ,

1 comentário:

  1. Faz crescer água na boca... tenho de levar a minha Madalena e irmos juntas ver este espectáculo! Obg ��

    ResponderEliminar

Sobre Nós

Apresentação

O meu nome é Alexandra, vivo com o meu namorado de sempre e juntos temos quatro filhos. Nheko é um espaço de partilha sobre a vida em família - a nossa e outras - e de divulgação de pessoas que fazem coisas realmente inspiradoras. Sejam bem-vindos.

A nossa loja

@nheko_

Seguir por e-mail

Pesquisar