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Rita para TÊMA

Esta marca de roupa 100% nacional foi-me apresentada pela Rita que participou no catálogo da mais recente colecção, gostei muito da originalidade e da qualidade, tanto ao nível dos modelos como dos materiais, depois de ver as fotografias não tive dúvida que esta TÊMA merecia um destaque neste nosso espaço de partilha.
Falei com a Teresa, uma das fundadoras e actual responsável pela marca e aqui fica a história deste bonito projecto que nasceu de uma brincadeira de irmãs.


Nheko: Quem são as pessoas que dão vida a este TÊMA e qual a história por de trás do nome?
Teresa: O nome TÊMA começou mesmo antes da marca ter surgido. TÊMA junta o meu nome, TEresa com o da minha irmã MAdalena, fomos nós as duas que começámos a marca e queríamos que fosse reflexo daquilo que somos, a nossa junção, das nossas ideias, a junção dos nossos nomes.


Nheko: Qual o vosso percurso até aqui chegarem, como nasceu esta marca de roupa?
Teresa: No inicio tudo começou por uma brincadeira, não tínhamos intenção e ser uma marca de roupa. A minha irmã Madalena é designer de moda e eu sempre tive ideias para roupas. Tive uma ideia para uma peça e pedi à minha irmã que me ensinasse. Numa tarde, começámos por uma peça, mas as ideias eram tantas que tivemos que concretizar todas. Depois de fazer uma, duas, três...fizemos vinte e cinco peças! 
Resolvemos partilhar com as nossas amigas no facebook e em pouco tempo esgotou a colecção, não foi preciso muito para que as amigas das nossas amigas nos pedissem que repetíssemos. Foi o que fizemos, criámos mais peças, construímos um conceito de marca muito forte e empenhámos todas as forças para que cada edição superasse as expectativas das nossas clientes. 
A marca foi crescendo e abrimos um atelier, foi aí que percebemos que podíamos ter outros produtos para além das peças de roupa, nasceram assim os vestidos de noiva e vestidos por medida. 
A TÊMA continuou a crescer e as noivas também, face às necessidades de cada tipo de cliente, percebemos que fazia sentido dividir energias e separámos as noivas das edições TÊMA. 
A Madalena criou uma marca especialmente para o target das noivas MAD.B e eu continuo com as edições TÊMA exclusivas.


Nheko: Crias roupa para quem? 
Teresa: Crio peças para alguém que goste de roupa especial. As roupas que faço distinguem-se pelos pormenores, pelos contrastes improváveis e pelas cores, padrões e texturas, sempre muito diferentes face ao que o mercado oferece. Cada colecção que elaboro é única e irrepetível e isso faz também com que seja especial. As minhas clientes são tudo isto também, são TÊMA.

Nheko. Cada colecção tem um tema, quem é que cria esta narrativa e como é o processo criativo, o que é que aparece primeiro, o tema, os tecidos, alguns cortes...?
Teresa: O nosso conceito passa por construir uma marca criativa e exclusiva, de peças seriadas e colecções limitadas. As edições têm um tema por base que vai dar cor e forma às peças. Normalmente escolho os tecidos, desenho os modelos e o TEMA base vai surgindo algures no desenvolver deste processo criativo. Quando vou começar a colecção não tenho ainda um tema na cabeça, mas há medida que vou entrando nos tecidos, cores e peças, surge um que vai dar força ao resto da criação.


Nheko: A marca existe desde 2012, quais as principais dificuldades com que te tens deparado? 
Teresa: Quando fazemos um projecto próprio, existe um grau de responsabilidade e de gestão de expectativas daquilo que os clientes esperam de nós, que precisa de um constante equilíbrio. Tivemos um inicio fácil, rapidamente as pessoas gostaram do que criámos e isso foi essencial para continuarmos e tentarmos ser melhores. O mais difícil passa por acompanhar o crescimento, tomar decisões e estar seguro de que cada passo dado é para algo melhor, em prol de um maior sucesso.


Nheko: Qual a tua colecção favorita até agora e porquê? 
Teresa: Esta é uma pergunta muito difícil de responder, normalmente gosto sempre mais da última colecção que lanço. No geral gosto muito de todas e tento que cada uma seja a preferida. Acredito que a TÊMA tem evoluído muito desde que foi criada e por isso, cada colecção tem algo que acrescenta valor face à anterior.

Nheko: Que planos tens para um futuro próximo, pensas em implementar a marca no mercado internacional? 
Teresa: Num médio longo prazo faz todo o sentido crescer para fora, já tenho clientes que compram desde Espanha, Londres e até Brasil.


Nheko: Se pudesses escolher uma modelo internacional para vos representar, quem seria? 
Teresa:  A relação da TÊMA com as modelos é um pouco invulgar. Mais do que a beleza ou as medidas de quem fotografa para nós, procuramos que cada modelo que representa a marca em qualquer edição, seja mais que uma modelo. Quando escolhemos, procuramos alguém que seja real, que tenha uma personalidade, um estilo e uma maneira de estar que seja reflexo da nossa marca. Gostamos que se identifiquem com as peças e que as vistam sentido que qualquer peça que fotografam pode ser delas, isso faz toda a diferença no resultado final. É por isso difícil escolher uma modelo internacional, consideramos que antes de qualquer modelo internacional, há por aí muitas modelos nacionais que ainda irão fotografar para nós!


Nheko. Como é que podemos acompanhar a TÊMA? 
Teresa: Estamos a construir um novo site para breve, por agora encontram novidades diárias no Facebook e Instagram.

Fotografias TÊMA
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O meu nome é Alexandra, vivo com o meu namorado de sempre e juntos temos quatro filhos. Nheko é um espaço de partilha sobre a vida em família - a nossa e outras - e de divulgação de pessoas que fazem coisas realmente inspiradoras. Sejam bem-vindos.

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