/ 14.9.16 / No comments / , , , , , , , ,

10:10 Xiomara Marques|Fotógrafa

10 perguntas e 10 fotografias, uma breve visita à vida de pessoas que nos inspiram.


Nheko: Como é que normalmente te descrevem? 
Xiomara: Os amigos e família dizem que sou uma verdadeira formiguinha, por estar sempre a fazer qualquer coisa, destacam-me pelo cuidado que tenho nos pormenores, pela teimosia e pela insegurança entranhada em mim em arriscar, que nos últimos anos fui trabalhando para melhorar. 


Nheko: Desde quando é que a fotografia se assume como uma paixão na tua vida? 
Xiomara: Quando a empresa onde trabalhava há 14 anos fechou, decidi reaprender a fotografar e passou naturalmente sem pressas e sem objectivos a fazer parte do meu dia-a-dia. 


Nheko: A tua opção vai em primeiro lugar para a fotografia analógica, porquê? 
Xiomara: O que mais admiro numa fotografia é saber que aquela imagem foi de um momento realmente vivido e o analógico tem essa magia, de captarmos as coisas tal como elas são e de as deixarmos tal como elas ficam, sem edições. 


Nheko: A Fotografia analógica exige escuta, tempo, espera... tudo isso contraria o ritmo actual, achas necessário este "remar contra a maré"? 
Xiomara: A fotografia analógica exige muito mais do que isso, acima de tudo é um risco que engloba perdas de trabalho, de vivências, de muitos gastos, mas tudo isso vale a pena quando percebes que estás a criar uma imagem intemporal, num formato nobre, única, genuína e que facilmente se destaca pela naturalidade num mundo cada vez mais encenado e distorcido da realidade. 



Nheko:O que gostas mais de fotografar, lugares ou pessoas? 
Xiomara: Adoro fotografar pessoas, mas sem dúvida nenhuma que sou especialmente apaixonada por lugares, e isso vê-se pelo resultado das fotos. 


Nheko: Para ti é importante conhecer quem vais fotografar ou preferes captar a essência da pessoa na altura? 
Xiomara: Sou péssima a criar poses e situações (muito má mesmo!), prefiro sempre o natural, o espontâneo, o que por essa razão é-me indiferente conhecer antecipadamente a pessoa. 


Nheko: Uma boa fotografia tem de...? 
Xiomara: …te conseguir captar a atenção por mais de 1 minuto. As imagens são rápidas e cada vez mais velozes, quando ficas pelo menos 1 minuto é porque aquele frame vale realmente a pena. 



Nheko: Diz-nos 5 lugares que tenhas fotografado e que aches que devemos visitar. 
Xiomara: A última descoberta foi a Pensão Agrícola, que ainda por cima fica numa das zonas do Algarve que mais gosto, Tavira. Um alojamento absolutamente fantástico, tudo o que preciso e gosto. Branco, simples, calmo e com um pequeno-almoço no exterior delicioso. Este será para mim de visita regular. 
Todos deveriam conhecer o Jardim Botânico no Porto, a sua entrada gratuita leva-nos para um paraíso bem no centro da cidade. Recantos, estufas, plantas exóticas, cactos gigantes, um cenário de postal.
O sul de França, foi outra grande surpresa. Nunca foi muito apaixonada pelo país, mas o sul entre os Alpes Atlânticos e Pirenéus Marítimos até Nice, passando por Provence é absolutamente encantador. As casas, um sonho!!
O hotel Jardins Secrets, em Nimes ainda no Sul de França, ficou-me na memória, e se fizerem esta viagem, fica a sugestão para uma 1ª paragem mal cheguem a França. Vai valer todos os euros!!
Os Açores, são outra grande paixão, que dentro de uma semana volto a pisar. São Miguel para já é a única ilha que conheço, mas por muito que viaje para outros países, é aqui que encontro um conjunto de prazeres que me fazem querer sempre voltar. A comida (o chicharro, as lapas, o queijo, os lêvedos, o ananás, o cozido, o milho etc, etc), as paisagens de cortar a respiração, o verde constante, as flores que crescem ordenadamente pelas beiras das estradas, as caldeiras que nos levem pela noite a banhos relaxantes, até o tempo sempre incerto é uma boa aventura. Vejam os Post em digital:  aqui, aqui e aqui.


Nheko: Não concebes a tua vida sem...? 
Xiomara: Sol, Mar, Criar e Viajar! Definitivamente! 


Nheko: Como podemos acompanhar o teu trabalho? 
Xiomara: Através do meu blog e facebook.

Fotografias Xiomara Marques
Share This Post :
Tags : , , , , , , , ,

Sem comentários:

Enviar um comentário

Sobre Nós

Apresentação

O meu nome é Alexandra, vivo com o meu namorado de sempre e juntos temos quatro filhos. Nheko é um espaço de partilha sobre a vida em família - a nossa e outras - e de divulgação de pessoas que fazem coisas realmente inspiradoras. Sejam bem-vindos.

A nossa loja

@nheko_

Seguir por e-mail

Pesquisar