/ 31.3.16 / 3 Comments / , , , , , , , ,

Let's celebrate!

Fotografia Vitorino Coragem

O aniversário dos nossos filhos é sempre uma data muito especial, por aqui tentamos surpreendê-los e agradar mas essa tarefa vai ficando cada vez mais complexa com o passar dos anos.
Uma das maiores dificuldades é continuar a integrar-nos nas comemorações, pelo menos em parte delas, e sentir que contribuímos para que a data fique marcada como um dia especial acrescentando alguma coisa nova. A fase da adolescência é tão recheada de novas emoções que marcar pontos nem sempre é fácil.
Este ano, para comemorar o 16.º aniversário da Rita fomos a Madrid passar três dias, com a aniversariante e umas amigas. Aqui fica um género de balanço desta nossa aventura.

Viagem: No nosso caso, que temos um carro com 6 lugares e a gasóleo, a viagem fica mais barata do que ir de avião mesmo em lowcost, mas há que contar com o valor de parqueamento, em Madrid a questão do estacionamento não é fácil nem barata. Ficámos a achar que é demasiado cansativo, são muitas horas a andar de carro e não compensa assim tanto.
AlojamentoAirbnb, sem dúvida! Esta rede internacional é fantástica, há soluções para todos os gostos e carteiras. Ficámos num apartamento muito porreiro, espaçoso, moderno, bem equipado e super central, esta última característica foi a mais importante porque queríamos que as meninas pudessem ter alguma autonomia mas sem correr grandes riscos e foi importante estar no centro de forma a puderem circular sem grandes sobressaltos.
Dinâmica: Tentámos equilibrar as coisas de forma a estarmos juntos algum tempo mas a permitir que se sentissem à vontade para fazer os seus programas autonomamente. 
Refeições: Algumas no apartamento mas maioria na rua, algumas em separado mas a maioria juntos. Procurámos que nos acompanhassem nas maravilhosa aventura gastronómica de "picar" umas tapas bem típicas, conseguimos que saíssem da sua zona de conforto e até fomos muito bem sucedidos, revelaram-se "bons garfos".
Compras: Este era o objectivo número um das meninas, visitar lojas. A tendência nesta idade é procurar marcas que já conhecem e seguir as referências que já têm, aqui também tentámos que arriscassem um pouco mais, que entrassem em lojas pequenas, diferentes, etc mas a marca vencedora foi mesmo a "Brandy - Melville", passámos tanto tempo nesta loja que até ficámos a saber em primeira mão que, em breve, vão abrir uma loja em Lisboa.
Outros pontos de interesse e descobertas: Em Madrid, o Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofia, e o Museu Thyssen são óbvios pontos de interesse e eram a nossa prioridade não podendo esquecer o Museu del Prado mas com tão pouco tempo não nos pudemos dar ao luxo de tanto consumo cultural. Visitámos algumas mini galerias com as quais nos fomos cruzando e encontrámos coisas realmente interessantes, esta área despertou grande curiosidade e interesse nas nossas companheiras de viagem e lamentamos não ter tido tempo para mais. Uma pena também foi não termos apanhado o dia da feira El Rastro, um género de feira da ladra com cerca de 3500 postos de venda ao que se junta uma enorme oferta de petiscada em espaços muito diversificados e onde, sem dar conta, se passam horas a fio. Nós somos grandes apreciadores deste tipo de feiras e já aqui tínhamos estado há uns anos atrás, ficámos tristes por não ter acertado no dia, tinha sido divertido visitar El Rastro com as meninas.
Visitámos boas livrarias e lojas vintage maravilhosas mas sem presença online, não registei moradas mas é mesmo só andar atento, na zona do mercado El Ratro há muitas. A Zig Zag Kids, é um sítio maravilhoso: brinquedos, jogos, livros, propostas de actividades; tudo num espaço a pensar nos mais novos mas onde os adultos também se sentem bem acolhidos e podem relaxar e beber um café enquanto os miúdos curtem mesmo muito, fiquei absolutamente encantada com este espaço! Gostei também de conhecer uma Hummuseria, que é um restaurante vegetariano & Vegano mas com uma grande variedade de pratos com Húmus.
Aprendizagens importantes: (est)As adolescentes gostam muito de dormir e não vale a pena contrariar essa vontade-necessidade. Criar alguns limites é necessário mas não vale a pena tentar impor o nosso ritmo. A tolerância e a negociação é mesmo importante para que os dias sejam passados em harmonia e boa onda. Muito cuidado com os locais escolhidos para "pontos de encontro", em Madrid há muitas H&M's gigantes mesmo ao lado de PRIMARK'S assustadoras, o que parece impossível aqui é real e pode provocar desencontros chatos. Primeira pergunta a fazer em qualquer local: El código wi-fi? Aos 16 cansam-se mais do que aos 40'as, fazem amizades com muita facilidade e têm sorrisos do tamanho do sol.
Foram uns belos dias estes que passamos juntos: Gracias cariño.

Fotografias Instagram Nheko

Gostavamos que partilhassem connosco experiências e sugestões deste género, precisamos de reunir novas ideias porque em Setembro, temos aniversário duplo.
Abraços e obrigada.
Share This Post :
Tags : , , , , , , , ,

3 comentários:

  1. Se a ideia é sair ao estrangeiro aqui perto, aconselho 2 ou 3 dias por Salamanca ou por Cáceres+Mérida+Trujillo. Muito que ver a nível monumental mas numa de perder-se pelas ruas. Há sempre 1 ou 2 museus que se podem/devem escolher, mas respira-se o ambiente das cidades nas suas ruas e fica-se com melhor noção delas.
    Divirtam-se a planear e impliquem-nos (aos adolescentes) no planeamento

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, andávamos a pensar em Santiago de Compostela mas esta ideia é também de considerar e implicá-las no processo é de facto importante. Obrigada, Abraço

      Eliminar
  2. Ola Alexandra, acho q Sevilha seria melhor, esta tudo muito concentrado e da para andarem mto a pé. O Porto, n sendo estrangeiro tb esta muito giro!

    ResponderEliminar

Sobre Nós

Apresentação

O meu nome é Alexandra, vivo com o meu namorado de sempre e juntos temos quatro filhos. Nheko é um espaço de partilha sobre a vida em família - a nossa e outras - e de divulgação de pessoas que fazem coisas realmente inspiradoras. Sejam bem-vindos.

A nossa loja

@nheko_

Seguir por e-mail

Pesquisar