/ 19.2.16 / No comments / , , ,

Jantares com amigos


Receber amigos em casa é do melhor que há, jantares à sexta feira são os meus favoritos, acordo logo de manhã com essa energia e passo o dia a pensar no momento em que vamos estar todos juntos na cozinha com um copo na mão a conversar e a rir e sem pressa para mais nada.
Como a maior parte dos nossos amigos tem filhos e a nossa casa não é suficientemente espaçosa para estarmos todos à mesa ao mesmo tempo normalmente optamos por separar o jantar das crianças e dos crescidos mas isso não quer dizer que eles fiquem mais mal servidos, normalmente gosto de preparar uma mesa bonita e fazer um prato que seja consensual, a lasanha é um sucesso seja de carne e espinafres, atum ou salmão. Gostam também bastante de uns mini hambúrguers que faço, são muito pequenos e na carne picada misturo queijo ralado e espinafres, acompanham muito bem com puré de batata e cenoura e salada de tomate cherry.
Para beber nunca sirvo refrigerantes e opto por uma limonada ou sumo de fruta feito em casa, a bimby é uma maravilha para estas coisas. A refeição dos pequenos termina sempre com uma sobremesa simples, gelado ou qualquer coisa que a Eva faça, eu não gosto muito de fazer doces e delego sempre esta parte, muitas vezes são os convidados que trazem a sobremesa.
Temos o hábito de levar um contributo para os jantares em casa de amigos, seja uma sobremesa, uma entrada ou o vinho, quando insistem em não querer nada eu opto por levar umas flores, uma planta de vaso ou uma coisa para os miúdos se entreterem, um livro ou um jogo.

Esta dinâmica dos jantares "por turnos" é muito porreira para quando há muitas crianças, nós temos a sorte de ter as manas crescidas que muitas vezes assumem o comando e tratam a 100% dos mais novos e ai ficamos todos pela cozinha com um aperitivo na mão e muita conversa na ponta da língua.
Para variar do habitual Gin tónico temos optado por fazer também Bloody Mary que está longe de ser uma bebida que agrade a Gregos e Troianos mas que nós adoramos.




Bloody Mary
2 medidas de Vodka
3 medidas de Sumo de tomate
Gelo
Para cada um temperar ao seu gosto:
Tabasco
5 gotas de molho Inglês
1 talo de aipo
Pickles variados, cebolinhas, alcachofras, cornichons, etc
Azeitonas
Palitos grandes para espetar os pickles e mexer a bebida




Demoramos sempre muito tempo nas entradas e optamos por coisas simples como queijos, frutos secos, patês, azeitonas com pão escuro e tostas, cenouras e pepinos baby cortados em palitos também são óptimas opções. 
Nesta altura normalmente é quando termino a confecção da refeição dos adultos, o mais simples é fazer um prato de forno ou de panela mas que possa ter sido adiantado antes e que na altura só tenha de apurar, um dos meus favoritos é o Caril de legumes e frango que acompanha bem com arroz basmati ou cuscuz, este último fica com uma cor linda quando misturado com beterraba ralada, em ambos os acompanhamentos gosto de acrescentar passas.

Caril de legumes e frango 
(para 6 pessoas)
2 maças vermelhas grandes  
3 tomates médios bem maduros 
2 cebolas
2 dentes de alho
1 alho francês
1 courgette média
6 quiabos
300gr de abóbora
500gr de espinafres (opcional)
12 pedaços de frango (gosto de fazer só com coxas mas pode ser com o frango todo cortado em pedaços pequenos)
1 lata de leite de coco
6 colheres de sopa de caril (escolham um bom caril, faz toda a diferença)
1 embalagem de natas de soja (opcional)
Sal qb
Azeite, 2 chávenas de café aprox.

Façam um refogado com azeite, a cebola, alho, a maçã cortada em pedaços pequenos ou ralada grosseiramente.
Juntem o tomate cortado em pedaços e deixem evaporar a água que libertam, acrescente o frango e tempere com sal, cozinhe por 10 minutos, acrescente os legumes todos cortados em pedaços e deixe cozinhar por 20 minutos, acrescente o caril e rectifique o sal, se necessário acrescente um pouco de água quente para manter uma dose de molho razoável. Depois de mais 5 minutos em lume brando acrescente o leite de coco e as natas (facultativas) e deixe mais 10 minutos. A carne do frango tem tendência a soltar-se dos ossos, retire os ossos que encontrar antes de colocar na travessa de servir.
Acompanhar com arroz branco ou cuscuz e uma salada verde.






Quando nos sentamos à mesa há um ritual muito giro que serve para limpar o palato e separar a fase das entradas do prato principal, também é óptimo para quando há um prato de peixe e depois um de carne, chama-se "tira-gosto": Na véspera coloquem uma garrafa de vodka no congelador, não se preocupem que não congela. Na hora de servir coloque numas taças pequenas uma mini bola de gelado de lima e regue com vodka gelado.
É uma mistura deliciosa e limpa totalmente deixando as pupilas gustativas completamente disponíveis para o que se segue.

Tentamos que os mais novos se entretenham uns com os outros enquanto jantamos e deixamos à sua disposição alguns materiais que eles gostam sempre, algumas sugestões: Livros de colorir, livros de histórias, jogos de grupo ou outras propostas mais complexas mas que dependem da disponibilidade e boa colaboração dos mais velhos como este Kit de feltar, são coisas que estão disponíveis na nossa NhekoShop.
Uma das vantagens de haver sempre muitas crianças nestes jantares é que brincam uns com os outros, cuidam uns dos outros e nós ficamos deliciados a vê-los e a desfrutar do nosso jantar com os amigos, um verdadeiro luxo!
Bom fim de semana.

Fotografias Vitorino Coragem
Share This Post :
Tags : , , ,

Sem comentários:

Enviar um comentário

Sobre Nós

Apresentação

O meu nome é Alexandra, vivo com o meu namorado de sempre e juntos temos quatro filhos. Nheko é um espaço de partilha sobre a vida em família - a nossa e outras - e de divulgação de pessoas que fazem coisas realmente inspiradoras. Sejam bem-vindos.

A nossa loja

@nheko_

Seguir por e-mail

Pesquisar