/ 6.12.15 / 4 Comments / , , , , , , , ,

Almoços de lancheira


Os almoços em tempo de escola são para mim uma preocupação, embora ache que até tem havido um esforço para que a alimentação nas escolas públicas melhore o que me parece é que tudo depende da forma como cada escola gere o assunto e da qualidade da empresa que a serve.
No liceu que a minha filha Rita frequenta a comida é óptima e a maior parte dos alunos ainda vai alternando o refeitório com a imensa oferta de comida rápida dos cafés e restaurantes em volta da escola. Na adolescência, tirando os que têm muito apetite e comem tudo o que lhes aparece, a maioria desleixa-se com a alimentação, come demasiado fast food e passa mesmo muitas horas sem comer o que é só lhes faz é mal.
Já na escola das manas do meio a comida é péssima. A Eva e a Alice são tudo menos esquisitinhas e até se esforçaram durante algum tempo para conseguir comer no refeitório da escola mas o que acontecia era que deixavam mais de metade e passado pouco tempo estavam cheias de fome e a comer coisas no bar que lhes faziam mal e que nos custavam mais do que valiam.
Este ano decidimos que, nos três dias que têm de almoçar na escola, levam de casa. Elas são muito autónomas e, normalmente, são elas que preparam as suas refeições, no entanto a tendência é para repetir muitas vezes as mesmas coisas e para exagerar nos produtos pré feitos ou enlatados.
Cabe-me a mim ir às compras sempre com esta preocupação e trazer vários ingredientes que permitam refeições equilibradas, ligeiras e simples mas saudáveis e o mais saborosas possível.

Partilhamos aqui algumas ideias e receitas para almoços e pequenos lanches da manhã.
Os lanches da tarde já são em casa e são abundantes taças de cereais, batidos de fruta, bolinhos acabados de fazer e outras coisas que compensam qualquer falha que o que ia na lancheira tenha deixado.







Lanches da manhã
Granola com iogurte grego e fruta
 - Num frasco de vidro com tampa coloque a granola, o iogurte e por cima a fruta, feche bem e está pronto.
Nós quando fazemos iogurte em casa colocamos logo nos frascos de vidro, nesse caso a granola é colocada por cima do iogurte só no dia em que vai ser consumido e a fruta vai à parte para não amolecer tudo, os morangos e os dióspiros são as favoritas das manas.
Compramos a granola no mercado e ao peso, fica muito mais barata do que a vendida em pacotes nos supermercados.

Maçãs e castanhas do Brasil
- Esta mistura é fantástica, nozes ou avelãs também funciona bem.

Salada de fruta ralada
Cá em casa não éramos fãs de salada de fruta até conhecer esta receita...
- Comece por misturar numa taça sementes de sésamo com mel (fica ainda melhor se as sementes forem ligeiramente tostadas numa frigideira sem gordura) esta mistura pode ser guardada num frasco e ser utilizada noutros dias, fica óptimo!
Corte finamente ou rale grosseiramente numa picadora ou robot de cozinha umas peças de fruta: Maçã, pêra, nectarina, morangos, banana (cá em casa não gostam mas eu acho que fica bem), coloque a fruta numa taça e esprema 1 laranja ou uma lima por cima (aqui depende dos gostos, eu acho que ambas ficam deliciosas). Mexa e coloque em frascos de vidro, no fim acrescente duas ou três colheres do preparado de mel, feche os frascos e guarde nas lancheiras. Esta receita fica muito boa feita de um dia para o outro, muitas vezes fazemos para o jantar mas temos de retirar logo as doses para o dia seguinte porque nunca sobra nada!

Espetadas de fruta e iogurtes líquidos
- Nuns palitos grande de espetadas colocar pedaços de fruta, regar com sumo de limão para oxidar menos (a fruta fica sempre um pouco escura com o tempo, as minhas filhas não se importam e preferem levar assim do que a fruta inteira mas aqui depende um bocado dos miúdos). Os iogurtes também fazemos em casa.

Barrinhas de cereais e leite
- Há muita oferta mas as nossas favoritas são umas de frutos secos, mel e chocolate da marca própria do supermercado Aldi, são excelentes, cheias de frutos secos inteiros, a quantidade certa de mel e um chocolate pouco doce. Neste supermercado há também umas de sésamo boas e outras que misturam várias semente. Sem abusar, esta é uma boa solução para o intervalo da manhã. O leite, eu prefiro o de aveia, elas o de vaca, umas vezes vai de um outras do outro.

Bolachas de água e sal, requeijão e abóbora
- Não é muito prático mas elas adoram, fazem um género de sandes com 2 bolachas e embrulham em película aderente, fazem várias e lambem-se só de pensar na hora das comer. Por vezes acrescentam à lancheira uma caixinha com nozes.

Ovos de codorniz cozidos
- São pequeninos e comem-se tipo azeitonas mas atenção que embucham um bocado, nesse dia é melhor reforçar a bebida.








Almoços ligeiros
Mini quiches despidas
- Pique uma cebola  e dois dente de alho, refogue. Corte uns 200gr de abóbora em cubos pequenos e pique 150gr de espinafres frescos, junte tudo ao refogado e tempere com sal e noz moscada, depois de cozinhas uns 10mn junte 1 pacote de natas (de soja são melhores), 3 ovos e 100gr de queijo creme. Utilize uma forma de queques de preferência de silicone, encha as formas com o preparado e leve ao forno a 180º cerca de 20 minutos. Pode utilizar formas de papel dentro das de silicone e assim ficam logo "embaladas".

Gaspacho
- Uma receita de verão mas que cá em casa se come o ano todo e é uma excelente opção, utilize frascos de vidro. Nós gostamos do pré feito da marca Pingo Doce mas normalmente fazemos em casa.
Ingrdientes: 1kg de tomate maduro | 1 pimento vermelho lavado e sem sementes | 1 dente de alho | 20gr de cebola | 1 pepino meio descascado | 20 gr de vinagre de sidra | 50 gr de azeite | Água ou gelo | sal qb
Coloque tudo num copo misturador excepto a água e o azeite e triture tudo até ficar completamente liquido, no fim incorpore o azeite e acrescente a água ou o gelo.

Salada colorida de couscous
- Coloque uma caneca de couscous numa taça e tempere com sal, depois regue com um fio de azeite e mexa bem (à mão, é terapêutico...), ferva a mesma quantidade de água e despeje por cima, tape. Deixe repousar durante uns minutos, depois solte os couscous com um garfo, pode acrescentar uma noz de manteiga. Corte tomate cherry em 4 (uns 10 chega), escorra uma lata de ervilhas pré cozidas, rebentos de soja, umas folhas de mangericão picadas e queijo feta desfeito com um garfo, misture com os couscous, distribua por dois frascos de vidro, acrescente um fio de azeite e agite. Está pronto a seguir viagem.

Tortilhas enroladas com salmão e queijo creme
- Compramos as melhores tortilhas no Aldi, vêm em pacotes com umas 8 ou 10 e aguentam bastante tempo mesmo depois de aberto. Barrar a tortilha com queijo creme, pode ser com ervas,  podem acrescentar azeitonas cortadas ou alcaparras e cebolinho picado. Forrar com folhas de rúcula e depois acrescentar o salmão fumado, enrolar, cortar ao meio e envolver com película aderente.

Almofadas de atum
- Picar uma cebola pequena, uma cenoura, um alho francês e um tomate maduro, refogar tudo em azeite, deixar cozinhar durante uns minutos e acrescentar o atum escorrido. Utilizamos as latas grandes do minipreço. Abrir uma massa quebrada e corta em 4 partes iguais. colocar recheio em cada parte e fechar com cuidado, pincelar com uma gema de ovo e decorar com sementes de sésamo preto. Levar ao forno uns 20 minutos, até a massa estar cozinhada e as almofadinhas douradas. Comem-se bem frias por isso fazemos na véspera.

Panados de perú e salada de tomate
- Não tenho receita porque é a avó que faz, as netas amam!

Salada de frango desfiado com massa e pesto
- Comemos muitas vezes frango no forno e sobram sempre as partes secas. As meninas desfiam o frango pacientemente e envolvem-no em molho pesto, depois misturam tudo com massas cozidas de preferência pequenas do tipo cotovelos, acrescentam queijo ralado Gan Pandano. Levam em frascos, é o ideal para estas saladas.






As lancheiras tornaram-se uma necessidade cá em casa e não foi fácil encontrar umas que fossem do agrado das manas, práticas e com um tamanho adequado, de forma a caberem nas mochilas mas onde encaixassem os almoços e lanches, os sumos ou garrafas de água e a fruta. 
Estas são lindas e resultam de uma colaboração com a marca My Lovely Tangerine, são um exclusivo e podem encontrá-las na nossa NhekoShop.

O mini rapaz também tem uma e é perfeita para levar tudo o que necessito para um dia fora de casa: as bolachas, a água, os carrinhos, pequenos jogos, uns lápis de cor e uma muda de roupa, cabe tudo assim bem encaixadinho!

Fotografias Vitorino Coragem

Esta publicação é uma parceria com a marca My Lovely Tangerine que está a oferecer um desconto de 30% na compra de qualquer produto da loja, em stock ou por encomenda. Esta promoção é válida para qualquer compra feita até 31 de Dezembro de 2015 com o código promocional NHEKO.
Share This Post :
Tags : , , , , , , , ,

4 comentários:

  1. Tão BELLO este post! Pelas dicas de receitas e pelas lancheiras! Boa!

    ResponderEliminar
  2. Gosto tanto da tua organização e ideias :)) as lancheiras são TOP!

    ResponderEliminar
  3. Obrigada pelas ideias. Por vezes dá mais trabalho pensar no que fazer do que propriamente preparar as refeições. Também fiquei com a lancheira debaixo de olho.

    ResponderEliminar

Sobre Nós

Apresentação

O meu nome é Alexandra, vivo com o meu namorado de sempre e juntos temos quatro filhos. Nheko é um espaço de partilha sobre a vida em família - a nossa e outras - e de divulgação de pessoas que fazem coisas realmente inspiradoras. Sejam bem-vindos.

A nossa loja

@nheko_

Seguir por e-mail

Pesquisar