/ 16.10.15 / 13 Comments / , , , , ,

Limbo, Virgem Suta



Limbo é o terceiro álbum dos Virgem Suta, a banda de Beja que começou há mais de 10 anos com o feliz encontro de Nuno Figueiredo e Jorge Benvinda:

" o espaço comum em que viviam as namoradas de cada um deles, no tempo de estudantes, proporcionou um encontro imprevisto que viria a formar uma banda. Imprevisto até porque se o Jorge cresceu em Beja, com uma base muito ligada à música de intervenção e a um contar de histórias da revolução que passavam de boca em boca, o Nuno nasceu no Porto, e as canções que escrevia ficavam para si e para mais ninguém. Quando perceberam que não tinham nada a perder, puseram-se ao caminho, que começou até por um concurso de bandas, onde conheceram Hélder Gonçalves e Manuela Azevedo, dos Clã, com quem viriam a trabalhar. Mas tudo isto é história."




Em 2009 lançaram o primeiro álbum "Virgem Suta" que contou com a produção do Hélder Gonçalves dos Clã e em 2012 "Doce Lar", ambos valeram nomeações para Globos de Ouro.

Agora, três anos depois apresentam "Limbo":

"Porque as coisas fazem-se com peso, medida, mas especialmente com tempo: afinal, o primeiro e homónimo disco levou oito anos de trabalho, período que ainda hoje referem como essencial para a consolidação do que estavam a construir, mas também para a aprendizagem de ambos.

Já neste último intervalo, Nuno fez parte dos Ultraleve (ao lado de Bruno Vasconcelos), duo que foi nomeado para os Grammys Latinos. E entre "Doce Lar" e "Limbo" os Sutas transformaram experimentação em experiência, aplicada às histórias que lhes servem de assinatura. É dessa assinatura que surgem canções surpreendentes."



A importância das palavras para os Virgem Suta:

"Por vezes, parece que a expressão "linhas tortas" foi feita a pensar nos Virgem Suta, responsáveis por algumas das voltas-ao-texto mais sinceras e incisivas da pop em português, mas ao mesmo tempo mais bonitas e enternecedoras. É meia volta da chave para fazer o ouvinte pensar, em tempos tão importantes. É um “Limbo”: da dualidade surge o título do disco, um trabalho crítico mas que se sente optimista, um jogo que traça a linha entre estar bem ou mal, apaixonado ou não, com ou sem vontade de ficar e lutar, tal como o turbilhão de emoções que a banda sentiu ao longo deste período. As letras dos Sutas colocam sempre as duas perspectivas, mas geralmente, as histórias acabam bem."



Novas e velhas colaborações:

"...Aos Sutas junta-se João Só, nos coros de "Regra Geral", e a produção do disco está a cargo de Nuno Rafael, aliado de Sérgio Godinho desde Domingo no Mundo (1997), mas também um dos criadores desse momento especial que foram os Humanos, para além de ter colaborado com bandas tão diferentes como Dead Combo, The Poppers, OIOAI ou Xutos e Pontapés, e de já ter participado em "Doce Lar". "


Nos concertos, aos duo Jorge Benvinda e Nuno Figueiredo juntam-se outros músicos, entre eles Hélder de Jesus no baixo, Nuno Rafael nas guitarras e Jorge Costa na bateria.

" só metade do trabalho é que está feita. A outra é pegar em tudo e levar para a estrada, um momento que parece trazer especial alegria a ambos e que já lhes trouxe material de sobra. Antes disso há que saborear. Ou melhor, deixar respirar, brindar primeiro e depois saborear."



Texto e fotografias @universalMusic

Temos uma surpresa preparada para amanhã, estejam atentos à página de facebook do Nheko!
Share This Post :
Tags : , , , , ,

13 comentários:

  1. Ficavam muito bem a tocar no meu carro! (na minha sala e na minha cozinha também!)

    ResponderEliminar
  2. Parabéns pelo magnífico trabalho! ��

    ResponderEliminar
  3. Quando a musica é letra, mas principalmente quando a musica são historias que tocam e que nos tocam. ;) São historias daqui, dali e de todo o lado.

    ResponderEliminar
  4. Estes "meninos" fazem-nos viajar com a sua música. E fazem-nos dançar e querer ouvir mais! Tenho a certeza que este Limbo será mais um grande êxito.

    ResponderEliminar
  5. Para escuta e olha o desassossego de ouvir estes moços. Benvinda e Nuno sempre a fazer a melhor música. Bem ajam. Balsinha

    ResponderEliminar
  6. Do deep Alentejo, donde estes maganos são! Tenho uma vontade de os ouvir e cantar até mais não :D
    Parabéns pelo excelente trabalho! Os de Beja sabem muito, mas andam a pé :P
    The best!

    ResponderEliminar
  7. E um brinde a vós :)
    Bem hajam e um Bom Natal :)

    ResponderEliminar
  8. Regra geral o disco é baril, é um CD moderno que soa a vinil ;)

    ResponderEliminar
  9. "Regra geral" os Virgem Suta dão-nos música de muuuuita qualidade!!!! E desta vez não é exceção! Parabéns

    ResponderEliminar
  10. A musica de sempre sobre um olhar alentejano ...e um ouvido atento gosto de ouvir esta vozes nem o infinitos para ,,,força rapazes .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parabéns Rita, é a vencedora do passatempo. Por favor envie a orada para alexandra@nheko.pt ou por mensagem na nossa página de facebook.
      Obrigada por ter participado.
      Abraço, Alexandra

      Eliminar
  11. A matéria de que é feita a história das coisas boas...
    Conheço uma parte pequenina desta história e deste caminho tão batalhado e muito transpirado pelos amigos Sutas.
    Bem hajam por nunca terem metido "a viola ao saco"!
    Parabéns meus amigos!

    ResponderEliminar
  12. A vencedora do sorteio é a Rita Ventura! Parabéns Rita, por favor envie morada para alexandra@nheko.pt ou via mensagem na nossa página de facebook.
    Obrigada a todos os que participaram.
    Sorteio RANDOM.ORG (ver resultado na página facebook Nheko: https://www.facebook.com/nheko.site

    ResponderEliminar

Sobre Nós

Apresentação

O meu nome é Alexandra, vivo com o meu namorado de sempre e juntos temos quatro filhos. Nheko é um espaço de partilha sobre a vida em família - a nossa e outras - e de divulgação de pessoas que fazem coisas realmente inspiradoras. Sejam bem-vindos.

A nossa loja

@nheko_

Seguir por e-mail

Pesquisar