/ 23.11.15 / 2 Comments / , , , , , , ,

Barbara Faber

Barbara Faber é uma artesã que trabalha a lã, transforma-a em feltro com técnicas artesanais e tradicionais.
Vive na costa alentejana no meio da natureza e bem perto da praia, para lá chegar é preciso conhecer e é difícil dar com o caminho, a estrada é muito acidentada, a vegetação densa mas quando menos se espera abre-se uma clareira e bem no meio está uma casa, uma casa de madeira, uma casa redonda.
Esta foi uma das nossas primeiras conversas para o projecto Nheko, num cenário que parece retirado de um filme de animação com fadas e duendes.


"Estou em Portugal há 14 anos, no início vivia entre a Alemanha e Portugal, foi muito difícil arranjar casa para viver, nesta zona as pessoas preferem alugar só na época alta e cobrar muito mais, eu quando arranjei este terreno resolvi perguntar a um amigo carpinteiro quanto é que custava fazer aqui uma casa redonda, ele gostou da ideia e avançámos, já estou aqui há 6 anos."







"Tinha uma amiga de Inglaterra que era feltrista, ela pediu-me para a acompanhar numas feiras que ia fazer, ela não guiava e precisava de alguém que fosse com ela e ajudasse. Eu achei que era tudo terrível, que dava muito trabalho! Entretanto ela começou a dar cursos e precisava de testar algumas técnicas e ajustar tempos de formação, eu servi como cobaia, ela "obrigou-me" a aprender. Isto foi há mais de 20 anos, depois comecei a fazer algumas peças em feltro para a família e já em Portugal resolvi que esta podia ser uma forma de me sustentar, comecei então a trabalhar mais e a vender em feiras."




"Tenho muitos clientes fixos que são incrivelmente fieis, eles inventam motivos para comprar algumas peças só porque gostam delas, oferecem a amigos que depois se tornam também meus clientes, é uma corrente, um passa palavra, um contacto muito directo com as pessoas."




"Eu divirto-me muito a criar, tanto as peças de vestuário como as personagens dos tapetes de histórias, gosto muito de inventar coisas novas. Gosto quando me fazem uma encomenda que me expliquem o que pretendem e depois me deixem criar, é o ideal para mim."




"O tingimento da lã pode ser feito por mim, a lã comprada e mais fofa e mais fácil mas eu gosto de fazer parte de todo o processo. Trabalho sempre com produtos naturais, tudo é feito de forma a respeitar ao máximo as características dos materiais.
Compro a lã directamente aos donos das ovelhas, assim sei que são bem tratadas e que a lã é de qualidade."





"O toque da lã é muito bom, ninguém fica indiferente, as crianças gostam muito e é uma coisa que as tranquiliza, acalma e reforça a sua ligação à natureza."





"Este é um trabalho demorado, por vezes é difícil fazer perceber o tempo e dedicação que cada peça requer, cada peça é única, é tudo feito à mão individualmente, não há dois chapéus iguais, há coisas que só fiz uma vez e não vou repetir como os chapéus de rato, acho-os fantásticos mas são muito trabalhosos e difíceis."







"Há muitas possibilidades para poder trabalhar este material, a lã permite fazer muitas coisas diferentes, é um material muito rico."




                                                                                               Maio 2015, Fotografias Vitorino Coragem

Algumas das peças da Barbara estão à venda na nossa NhekoShop como exclusivos, muitas delas são possíveis de personalizar, de encomendar de outras cores ou tamanhos, para mais informação contacte-nos: shop@nheko.pt
Visite a NhekoShop

Share This Post :
Tags : , , , , , , ,

2 comentários:

Sobre Nós

Apresentação

O meu nome é Alexandra, vivo com o meu namorado de sempre e juntos temos quatro filhos. Nheko é um espaço de partilha sobre a vida em família - a nossa e outras - e de divulgação de pessoas que fazem coisas realmente inspiradoras. Sejam bem-vindos.

A nossa loja

@nheko_

Seguir por e-mail

Pesquisar