/ 8.10.15 / No comments / , , ,

Brincar é coisa séria




Fotografias Vitorino Coragem

Um dos produtos principais da loja Nheko são os brinquedos, brinquedos maioritariamente de madeira, duradouros, bonitos, que estimulam a criatividade e promovem a interacção entre os vários elementos da família.

Alguns destes brinquedos têm de ser montados o que por si só é uma actividade potenciadora de várias situações de interacção e aprendizagem; A expectativa que esta construção provoca, o facto de poderem perceber como as coisas são feitas, o poder partilhar este momento de "nascimento" do seu brinquedo, tudo isto ajuda a dar sentido e promove um maior respeito e valorização dos objectos. 

Pensamos que é através das coisas mais simples que conseguimos as maiores ligações e aquisições.
Disponibilizar tempo para estar com o nosso filho neste tipo de tarefa comum pode proporcionar várias aprendizagens (sempre adaptadas à própria idade): Perceber as instruções, organizar as peças, dividir tarefas, respeitar o tempo de assimilação e de execução, fazer em conjunto, atingir o objectivo, elogiar e no fim comemorar. 

Valorizamos o caminho, o tempo e a disponibilidade, a atenção, a escuta e a observação partilhada, achamos que "fazer com" nos leva mais longe e reforça as relações e os afectos. 
Promovemos o brincar como coisa séria, é a brincar que a criança descobre o mundo, que se descobre a si e ao outro, é no acto de brincar que a criança se apropria da realidade e lhe atribui um significado: Brincar ao faz de conta é "ensaiar" a própria vida, é um exercício fundamental no crescimento dos nossos filhos. 

Na NhekoShop e no nosso projecto queremos apresentar não só brinquedos como também algumas propostas de exploração dos mesmos, e vamos demonstrar, pela nossa experiência, que Brincar é coisa séria!

“ O brincar escapa aos adultos que frequentemente o vêem como algo separado do aprender, o que é não só absurdo como abusivo e cruel” 
- A caminho de uma utopia… Um instinto de criança, João dos Santos 

"O que a ciência mostra é que o cérebro das crianças na Primeira Infância – fase que começa no pré-natal e se estende até cerca de seis anos de idade – é muito mais apto a realizar atividades de exploração do que atividades acadêmicas. Segundo David Whitebread, psicólogo da Universidade Cambridge, no Reino Unido, apesar de a brincadeira infantil ser vista por muitos educadores como um comportamento imaturo, ela é essencial para o desenvolvimento intelectual do ser humano. “As crianças precisam aprender a perseverar, a controlar sua atenção e emoções. Elas aprendem tudo isso através do brincar”, disse em entrevista recente ao jornal americano The New York Times." daqui




Para pedido de informações, apresentação de produtos ou outros assuntos ligados à loja podem enviar um mail para shop@nheko.pt.
Obrigada.
Share This Post :
Tags : , , ,

Sem comentários:

Enviar um comentário

Sobre Nós

Apresentação

O meu nome é Alexandra, vivo com o meu namorado de sempre e juntos temos quatro filhos. Nheko é um espaço de partilha sobre a vida em família - a nossa e outras - e de divulgação de pessoas que fazem coisas realmente inspiradoras. Sejam bem-vindos.

A nossa loja

@nheko_

Seguir por e-mail

Pesquisar