/ 23.10.15 / 1 Comment / , , , , ,

Gabriel AKA Quilhas Alfredo


Tem nas mãos à arte do entalhe, une madeira com madeira sem necessidade de outros materiais.
Em criança já fazia pistolas e pranchas de skimming mas foi aos 22 anos que decidiu seguir os passos do pai e dedicar-se à arte da marcenaria.





Em madeira faz tudo o que se possa imaginar, desde móveis completos para qualquer divisão da casa, a pequenos tesouros pensados para um recanto especial, tenta sempre surpreender quem lhe encomenda o trabalho. 
Criatividade, dedicação e rigor são características que o acompanham neste percurso com mais de 20 anos.







Criou a marca Quilhas Alfredo quando começou a fazer tábuas longbord para skate, pranchas em madeira e quilhas. Colabora regularmente com marcas prestigiadas de surf e é já uma referência para quem gosta de produtos de qualidade e personalizados.

"Sempre que é possível eu gosto de integrar as pessoas no processo, que venham à oficina, acompanhem o trabalho e, se possível, que coloquem o seu cunho pessoal, acho que faz toda a diferença. Criar uma prancha nova para alguém é partilhar a alegria com essa pessoa."





"O símbolo Quilhas Alfredo gera alguma polémica, mas eu não posso nem quero agradar a todos, este símbolo está fortemente ligado às minhas influências punk-rock e defensor de um sistema livre, no entanto não sou nada fundamentalista e tento ser flexível em todas as situações, uma vez fiz umas quilhas para um alto comissário da PSP que me pediu para não colocar o símbolo por ter esta associação muito imediata à anarquia."



"Tenho ferramentas que para mim são fundamentais, não faço quilhas que não sejam presas com o grampo que já era do meu pai, tenho uma suta, que serve para medir ângulos, que tem mais de 200 anos, são ferramentas com história, com uma carga emocional grande. Muitas delas eram do meu pai e outras foram-me oferecidas pelo avô da minha mulher que era como um avô para mim, são coisas  a que eu dou muita importância."






"Envolver-me em novas parcerias, fazer coisas novas que exijam aprender, experimentar, evoluir é o que me dá alento e pica para trabalhar, nem tudo é giro de fazer e há trabalhos que me esgotam, depois há outros que compensam tudo! Ver o meu trabalho reconhecido e ter a satisfação dos clientes alimenta-me a vontade de fazer sempre mais e melhor, dá-me um gozo enorme!"




Junho 2015 Fotografias Vitorino Coragem
Quilhas Alfredo Instagram | Facebook

Share This Post :
Tags : , , , , ,

1 comentário:

Sobre Nós

Apresentação

O meu nome é Alexandra, vivo com o meu namorado de sempre e juntos temos quatro filhos. Nheko é um espaço de partilha sobre a vida em família - a nossa e outras - e de divulgação de pessoas que fazem coisas realmente inspiradoras. Sejam bem-vindos.

A nossa loja

@nheko_

Seguir por e-mail

Pesquisar