/ 13.10.15 / 1 Comment / , , ,

Rita Sevilha

Rita Sevilha, arquitecta de formação chegou a ter um emprego na Câmara Municipal de Lisboa mas a falta de criatividade no trabalho fez com que saísse. Respondeu a um anúncio para trabalhar numa revista de Arquitectura e Design e tornou-se jornalista, no entanto sempre foi nos trabalhos manuais que encontrou a realização. Criar é para Rita tão fundamental como comer ou respirar.
Recebeu-nos em sua casa, na margem sul, pouco depois de ter sido mãe do primeiro filho, o bebé Sebastião.


"Desde miúda que sempre fiz coisas, a minha mãe restaurava móveis , fazia macramê e eu sempre me habituei a fazer de tudo com ela. No 5.º ou 6.º ano tive tecelagem na escola, fiz imensos trabalhos, era o meu avô quem me fazia os teares. Na casa da minha mãe há um sótão onde todos guardamos coisa, adoro lá ir e foi aí que redescobri os teares, levei-os para casa e nunca mais parei, há uma inúmera possibilidade de coisas que podes criar com eles."





"Tenho vindo a conciliar esta minha paixão com a minha actividade de jornalista e agora com o bebé é cada vez é mais difícil ter tempo mas eu gosto muito, sou muito dedicada. Gostava que esta fosse a minha ocupação príncipal mas precisava de continuar a escrever em paralelo. Acredito que se as coisas tiverem de acontecer, acontecem. Não gosto de forçar nada, eu trabalho com empenho e afinco sempre."



"Nesta fase, com o bebé tão pequenino, não se faz, vai-se fazendo! E ele é super sossegado. Eu cada vez estou a trabalhar mais com encomendas, de momento nem tenho grande trabalho em stock. Faço as encomendas e nos intervalos aproveito para fazer novas experiências, adoro experimentar coisas novas! Comecei agora a trabalhar com um material novo, o trapilho, penso que vai dar texturas engraçadas"


"Gosto que os clientes participem no processo, adoro que me enviem fotografias da casa, que me caracterizem os gostos e que seja a partir deste briefing que eu tenha de criar, adoro esse desafio!



"As pessoas têm sido muito compreensivas comigo, em relação aos prazos, ao tempo que demoro, tenho muita sorte. Neste momento o Sebastião vai comigo para todo o lado e a simples tarefa de ir ao correio por exemplo, pode ser uma verdadeira aventura! Eu cada vez recorro mais a lojas on-line para comprar os materiais que utilizo e facilito muito as coisas."


"Vivo um dia de cada vez, sem colocar grande pressão no amanhã. Aos 23 anos foi-me diagnosticado um cancro o que me fez mudar por completo a minha forma de encarar a vida. Foi um período muito complicado que me moldou totalmente, passei a só saber viver um dia de cada vez, quando digo isto é mesmo real, eu não conseguia pensar no "depois de amanhã", fui a um limite, nunca combinava nada num dia que não fosse para o dia seguinte, à quarta não combinava nada para sexta!"


"Ser mãe mudou as minhas prioridades por completo, se antes me preocupava em trabalhar imenso, em mostrar a minha dedicação e empenho, agora estou muito mais tranquila. Estou aqui, com ele."


"Adoro os pés, sempre que olho dá-me vontade de lhe morder os amendoins"



"Eu sou muito próxima da minha mãe, temos uma família muito unida, sempre houve uma ligação muito forte, falo com a minha mãe todos os dias ao telefone, várias vezes! A minha mãe e a minha avó são as minhas inspirações e modelo.
A minha gravidez foi muito atribulada, perdi três pessoas muito importantes entre elas a minha avó, tenho uma pena imensa dela não ter conhecido o meu filho. Esta gravidez foi dura mas há uma tranquilidade e uma força que aparecem nem se sabe bem de onde..."


"Esta zona onde vivemos é fantástica, parece que estamos sempre de férias, temos o espaço exterior, esta envolvente maravilhosa. Aqui estamos perto da praia, gosto muito de ir de bicicleta. 
As duas coisas de que tenho mais saudades é de dormir 8 horas seguidas e de ir para dentro de água com a minha prancha (de surf)"


"Sempre tive cães, adoptei este gato há 4 anos e aprendi a gostar de gatos, na verdade o que eu gosto é de bicharada!"

Maio 2015, Fotografias Vitorino Coragem

Acompanhem a Rita Sevilha no seu blog, facebook e Instagram.
Na nossa loja Nheko temos disponível uma peça fruto da colaboração com a Rita, chama-se Todos os Dias e é um exclusivo Nheko.


Share This Post :
Tags : , , ,

1 comentário:

  1. Conheço o blog da Rita, fazia visitas esporádicas, no entanto quando descobri que estava grávida passei a acompanhar mais de perto, até que nasceu o seu Sebastião. Parabéns pelo doce bebé. A sua tranquilidade reflete a sabedoria do seu percurso de vida. Parabéns à Rita pelo bebé e pelo seu trabalho.

    Alexandra, a si felicito-a pelo novo projeto, acho que tem "a sua cara" :). Muitos parabéns e continue a mostrar-nos histórias (com)vida, de gente "nossa", com imagens bonitas e temas interessantes.

    ResponderEliminar

Sobre Nós

Apresentação

O meu nome é Alexandra, vivo com o meu namorado de sempre e juntos temos quatro filhos. Nheko é um espaço de partilha sobre a vida em família - a nossa e outras - e de divulgação de pessoas que fazem coisas realmente inspiradoras. Sejam bem-vindos.

A nossa loja

@nheko_

Seguir por e-mail

Pesquisar